O IMP informou em comunicado que ocorreu hoje no cais da Onave o vazamento de uma pequena quantidade de resíduos de água oleosa para o mar, durante o processo de desmantelamento do navio Hae Jeong 3. O derrame, diz, o Instituto, aconteceu por volta das 8 horas, tendo o produto vertido para o mar a partir do fundo de um tanque do navio, na sequência dos trabalhos de corte que embarcação está sendo sujeita.
“Na sequência do incidente, de imediato, a empresa Desindava, responsável pelo desmantelamento, tomou todas as medidas de segurança, estando neste momento a situação sob controle, tendo sido colocadas barreiras de contenção e acionado o plano de limpeza da área afetada”, informa o IMP. A instituição acrescenta queo Capitão dos Portos de Barlavento está a acompanhar de perto a situação desde a primeira hora para garantir que todos os procedimentos exigidos sejam cumpridos e para evitar o alastramento do produto.
Como é habitual em situações do género, assegura o IMP que as medidas serão tomadas pela Autoridade Marítima no sentido de se apurar os factos e responsabilizar quem de direito.
Atracado no cais da Onave, o navio Hae Jeong 3 está na fase final de desmantelamento para sucata e espera-se que o processo seja finalizado brevemente.