O ministro Elísio Freire inaugura amanhã a Unidade Local para a Imigração de S. Vicente, que ficará localizada nos Serviços Sociais da CMSV, na localidade de Alto Solarino. O serviço, conforme nota de imprensa, é implementado com base numa parceria entre a Alta Autoridade para a Imigração e a autarquia mindelense e servirá de interface dos imigrantes com os diferentes serviços públicos, além de facilitar a disseminação de informações no seio desse segmento populacional. Através da ULI será possível ainda desenvolver ações ligadas aos emigrantes residentes no Mindelo e a coordenação com instituições.
Presidida por Carmem Barros Furtado, a Alta Autoridade para a Imigração – AAI, I.P. refere o comunicado, é um instituto público criado em 2020 tendo como uma das suas principais atribuições a proposição e o desenvolvimento de políticas e medidas para a gestão da imigração e a integração social de imigrantes em Cabo Verde. “No âmbito das suas atribuições, a AAI, I.P encontra-se a desenvolver atividades do Projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde, implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)”, projecto este que tem o apoio financeiro da União Europeia.
No quadro do Projeto Coop4Int estão a ser implementadas Unidades Locais para a Imigração com o objetivo de responder às diferentes dificuldades sentidas pelos imigrantes, através de um serviço de atendimento integrado assente na triagem e rastreio das necessidades e na adequação das respostas. Outro foco é promover canais de articulação entre os serviços da administração pública relacionados com a integração de imigrantes e dinamizar a integração dos mesmos a nível local e a execução das políticas de imigração, em parceira com Câmaras Municipais.