Inaugurada silhueta de Germano Almeida na Lajinha: “Está em sua casa”, disse Abraão Vicente
Foi inaugurada esta tarde uma silhueta de homenagem ao escritor e prémio Camões 2018, Germano Almeida, localizado na Lajinha, de frente para o Monte d’ Cara, um dos maiores ex-libris de São Vicente. O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, que presidiu o ato, elogiou o novo ‘habitante’ da Lajinha e anunciou a encomenda de mais seis silhuetas de figuras ilustres da ilha para que a via pública desta cidade seja uma grande homenagem aos seus intelectuais.
De acordo com Abraão Vicente, mais do que falar e anunciar, as ideias são para implementar. “Há dois anos estava em Penafiel e fiz esta promessa ao Germano. Creio que são gestos simbólicos como estes que incentivam a próxima geração de artistas e criadores a fazer o seu trabalho. Este é um gesto, como disse o Germano, para com a cidade do Mindelo. Muito mais que uma homenagem ao Germano, é uma homenagem à Mindelo, que tem uma figura como ele como seu cidadão. Alguém que tanto deu para construir uma narrativa, uma história, uma nova ideia sobre Mindelo”, declarou.
A silhueta, disse ainda o ministro da Cultura e das Industrias Criativas, não foi colocada numa praça pública qualquer, mas num local que permite ao Germano todos os dias olhar para a Lajinha. “Ele agora tem uma desculpa para não vir para a Lajinha porque já esta cá. Temos aqui o mais novo habitante desta praia. Para mim, é uma honra e um privilégio estar nesta posição de poder realizar estes trabalhos. E este é algo que aprendemos com Penafiel. Aprendemos que é relativamente fácil e a bom custo fazer isso”, indicou, realçando que em breve outros artistas serão igualmente distingidos. “Já encomendamos pelo menos mais seis silhuetas de seis figuras ilustres do Mindelo para que a via pública desta cidade seja, de facto, uma homenagem aos seus grandes intelectuais, a seus grandes filhos.”
Em representação de Penafiel, o presidente da Câmara, que se encontra em São Vicente para participar do festival literário Escritaria, destacou a sua alegria e gosto em testemunhar o momento. “Mindelo ganhou um novo ponto de passagem absolutamente obrigatóriapara todos os visitantes, que vão querer levar um bocadinho desta silhueta para colocarem nas suas redes sociais. E assim divulgarem também a cidade e a ilha, que passa a contar com mais um ponto de referencia. Hoje Mindelo ganhou um novo marco turístico e, portanto, acho que estamos todos de parabéns”, felicitou Antonino Sousa.
Por seu lado, o edil mindelense agradeceu o ministro da Cultura por esta “bonita ideia de trazer Germano Almeida à sua casa’. “Germano é uma frequentador assíduo desta praia, portanto melhor lugar não havia para colocar esta silhueta. Encontramos sempre às 5h da manhã, hora em que ainda muita gente está a dormir, na nossa caminhada. Esta vista bonita e este trabalho genial só irão engrandecer a cidade do Mindelo e os nossos poetas”, referiu Augusto Neves, acrescentando que o Ministro da Cultura já pensa em um “Parque dos Poetas”. “É mais uma vitoria para para SV e para todos nós.”
Restou ao Germano Almeida agradecer a ideia e principalmente a localização da sua silhueta, num lugar que lhe é muito caro. “Não tinha pensado neste lugar. Mas a localização é belíssima e eu fico a dominar o Monte d’ Cara e a Lajinha. De maneira que muito me apraz verificar isso. Obrigado pela ideia e, ao MC, mais uma vez por ter se lembrado de fazer isto, ao Presidente da CM de Panafiel e ao edil de S, Vicente que cedeu o espaço e está a acompanharmos nesta jornada de alegria”, pontuou.
Ao longo da manhã desta quarta-feira, Germano Almeida visitou o Liceu Ludgero Lima, a Escola Salesiana e a Escolha Técnica, infelizmente num dia de greve dos docentes. Para esta tarde está previsto ainda a apresentação do “Testamento Poético”, pela Companhia 50 Pessoa no, às 18 lançamento do livro sobre a Escritaria, seguida de sessão de autografo.
O encerramento da Escritaria em Cabo Verde está marcado para às 19h00, estando previstos intervenções do homenageado, Germano Almeida, dos presidentes das câmaras municipais de Penafiel e de São Vicente e do Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, seguido da exibição do filme “Os Dois Irmãos”, baseado na obra homônima do escritor, na Praça Dom Luís.