O presidente da Federação Internacional de Xadrez vai estar presente no encerramento do sétimo campeonato nacional individual absoluto da modalidade (CNIA´23), que acontece de 3 a 10 de dezembro na cidade da Ponto do Sol, em Santo Antão. Arkady Dvorkovich deverá assistir a final da prova, que está agendada para o dia 10, acompanhado do presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, o vice-presidente da Confederação Africana de Xadrez e da presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano.
Dados avançados pela FCX dão conta que o russo Dvorkovich chefiou a organização do mundial de futebol Rússia 2018, em estreita colaboração com Gianni Infantino, presidente da FIFA. O seu trabalho foi elogiado pela federação internacional de futebol e logo no ano de 2018 foi eleito para liderar a FIDE, com 103 votos contra 78 do seu opositor Georgis Markropoulos.
“Nesta eleição, o inglês Nigel Short, que visitou Cabo Verde no início deste ano na qualidade de Director do Desenvolvimento da FIDE, retirou a sua candidatura minutos antes do início da votação, em favor de Dvorkovich”, diz nota da FCX, acentuando que Dvorkovich foi reeleito para um segundo mandato como presidente da Federação Internacional de Xadrez em agosto de 2022.
Conforme lista divulgada pela FCX, 10 jogadores foram convidados a confirmar a sua presença no campeonato nacional individual absoluto CNIA 2023: Mariano Ortega (campeão em título), Célia Guevara (campeã nacional), Gil Teixeira (vencedor da Taça de Cabo Verde ´23), os três melhores do rating Outubro 2023 (Diogo Alho, David Mirulla e José Carlos Vaz), Luís Barros (1º classificado da fase preliminar), Brian Silva (2º classificado da preliminar), David Monteiro (3º classificado da preliminar) e Kelim Santos (indicado pela organização). Deste grupo, 4 já estão confirmados.