Pub.
Desporto
Tendência

CVOW: Inscrição para participação no Triocean encerra na segunda-feira

Pub.

As inscrições para participação no Triocean – atividade desportiva que integra o programa da  6ª edição da Cabo Verde Ocean Week que decorre de 12 a 17 de novembro – terminam na segunda-feira, 30 de outubro. Trata-se de uma prova de âmbito nacional, em forma de estafeta, e já conta com a confirmação de equipas da Brava, Santiago, Maio, Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. “Forme o seu grupo e venha participar desta competição pelos oceanos. Ainda é possível mudar as marés. Depende de cada um de nós”, “atiça” o coordenador da CVOW. 

A competição arranca na Lajinha com uma prova de natação num percurso horizontal de um quilómetro. De seguida, cada nadador passa o testemunho para o ciclista, que vai pedalar entre Lajinha e a localidade de São Pedro, ida e volta, numa distância de 14 quilómetros. A disputa prossegue com a corrida de sete quilómetros pelas principais artérias da cidade: Lajinha, Rua de Praia, Praça Estrela, Rua de Coco, Av. 12 Setembro, Rotunda da Ribeira Bote, Av. Cidade Invicta, Cruz João Évora, Enacol Fonte de Meio, Madeiralzinho, Chã de Alecrim, com meta na Lajinha. “A prova abre a edição da CVOW, no domingo, 12 de novembro. Acreditamos que pode ser feita em 1h30 minutos, com início às 7h30 e término às 9 horas”, refere Anísio Évora, que é também Diretor Nacional de Política do Mar

Publicidade

Relativamente aos objectivos preconizados, o coordenador desta edição da Cabo Verde Ocean Week revela que, desde sempre, o Ministério do Mar tem promovido uma abertura para o diálogo na questão da preservação ambiental. Foi neste sentido que, dentro da CVOW – evento que anualmente reúne técnicos, especialistas, investigadores, decisores políticos e toda a comunidade educativa – surge pela primeira vez esta atividade, que partiu de uma reflexão lançada pelas Nações Unidas a quando da celebração do Dia Mundial dos Oceanos, em que propôs uma “mudança de maré”.

Esta edição da CVOW envolve uma série de atividades, uma das quais o Triocean. Surge como uma inovação, inspirada na competição olímpica Triatlo, envolvendo as modalidades de natação, ciclismo e atletismo. Fizemos uma adaptação para ser uma prova em grupo, com uma corrida em espécie de estafeta em que cada atleta vai competir em uma modalidade. A ideia é que os atletas levem uma mensagem por todas as artérias até as comunidades à volta desta causa, ou seja, de combate à poluição marinha por forma a reverter a previsão catastrófica de termos oceanos sem peixes em 2050”, sublinha.  

Publicidade

Paralelamente, serão colocados outdoors ao longo de todo o percurso e um carro de som com mensagens sobre a mudança das marés, combate à poluição, entre outros, à frente dos participantes. A organização equaciona ainda distribuir t-shirts aos atletas com mensagens alusivas à mudança das marés. Para além das medalhas, os três primeiros classificados receberão prémios pecuniários de 90 mil escudos (1º), 75 mil (2º) e 60 mil (3º), respectivamente. 

A organização garante alimentação, alojamento e transporte dos atletas das ilhas. Anísio Évora lembra ainda que as inscrições para participação no Triocean podem ser feitas através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), delegações do Instituto Marítimo e Portuário, associações desportivas de atletismo, ciclismo e natação de todas as ilhas, e online, na página do Ministério do Mar. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo