A OMCV recebeu mais um donativo da ONG portuguesa Turn on Success, que, pela terceira vez, coloca maior incidência em materiais e aparelhos hospitalares para colmatar necessidades e melhorar a qualidade do serviço prestado nas ilhas de S. Vicente e de Santo Antão. Os equipamentos, segundo Fátima Balbina, responsável da organização das mulheres cabo-verdianas na cidade do Mindelo, serão entregues em breve oficialmente às estruturas de saúde do Mindelo, Ribeira Grande e Mútua – associação mutualista de trabalhadores.
Acrescenta Fátima Balbina que serão canalizados outros equipamentos para o hospital da Ribeira Grande, em Santo Antão, e que o restante fica sob a responsabilidade da Delegacia de Saúde de S. Vicente, que fará a colocação dos mesmos nos centros de saúde. O lote inclui cadeiras para fisioterapia e para pessoas com deficiência, cama de fluxo laminar, grua para levantar pessoas doentes, bancas de madeira para uso hospitalar e quatro ecógrafos.
“A quantidade de aparelhos e materiais da saúde foi maior desta terceira vez, pelo que agradecemos o empenho da organização Turn on Success. A OMCV acabou por ser beneficiada com materiais para a sua sala de formação”, informa Fátima Balbina, que augura longa vida a essa parceria oficializada há dois anos e que, neste pouco tempo, já permitiu três remessas de donativos. No próximo envio, espera que venha um mamógrafo.
Embora o foco principal tenha sido o sector da saúde, os donativos têm incluído outros bens, nomeadamente roupas, materiais escolares e livros para aumentar o nível da cultura geral das crianças. E, para Balbina, chegaram na altura certa, isto é, no arranque do novo ano lectivo, tendo adiantado que a OMCV já começou a fazer a entrega das roupas e livros.
Este grande donativo chegou em três contentores e contou com o envolvimento de instituições como a ONG Turn on Success, o Grupo Lusíadas Saúde, a benfeitora Pandora Robertson, que financiou o transporte, a Alfândega do Mindelo, a Enapor, despachantes oficiais e transitários. Bruna Ferreira especifica que foram enviados 4 ecógrafos operacionais e 1 avariado para aproveitamento de peças. Esta representante da Turn on Success confirma que os donativos têm tido um foco maior na saúde, mas incluem também a área social. Aliás, diz, neste momento a ONG está a angariar meios para ajudar famílias carentes a fazer pequenas obras nas suas casas. As beneficiárias foram identificadas, segundo Bruna Ferreira, com a ajuda da OMCV, Aldeias SOS e a colaboradora Maira Lizardo. Além disso, a Turn on Success está a ajudar uma agricultora, em Santo Antão, e uma jovem que precisa de um equipamento sonoro para as sessões de terapia do riso.
Bruna Ferreira explica que a organização começou a incidir a sua atenção nos equipamentos hospitalares devido a um caso que aconteceu com uma grávida adolescente que precisava fazer uma ecografia. Ela já estava quase na fase final da gestação e foi pedir apoio à OMCV.
A situação da adolescente foi relatada a Liliana Cunha, presidente da Turn on Sucess, que foi procurar ajuda em Portugal. Em pouco tempo, ela conseguiu um ecógrafo, através do Hospital Lusíadas. O aparelho ficou à guarda e uso da Delegacia de Saúde de S. Vicente, mediante um protocolo com a OMCV. Entretanto, o aparelho acabou por ser colocado no centro de saúde de Monte Sossego, que tem mais disponibilidade de pessoal qualificado em ecografia.
A partir deste ponto, a referida organização não governamental passou a estreitar os laços com a delegacia. Essa aproximação permitiu descobrir as necessidades que o serviço precisava, o que deu lugar a uma segunda doação, que incluiu materiais de laboratório, máquinas, biombos, etc.
Nesta terceira vaga, os donativos voltaram a incluir materiais hospitalares, que serão repartidos entre S. Vicente e Santo Antão. Entretanto, a próxima oferta vai incluir a ilha de S. Nicolau, que recebeu recentemente a visita da presidente da OMCV.