Os Comités Olímpicos Nacional de África discutem na ilha do Sal estratégias para garantir condições de participação de mulheres e meninas no desporto no continente, no 2º Fórum da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA). O encontro terá lugar esta segunda-feira e terça-feira e será presidido por José Maria Neves, on line, a partir da Sala Beijing, na cidade da Praia.
Em comunicado, a Presidência da República informa que este encontro reúne todos os Comités Olímpicos Nacionais de África, as Comissões para a Igualdade de Género no Desporto, agentes desportivos, atletas, membros do Movimento Olímpico, ONU Mulheres e especialistas do desporto. Ao todo, serão 54 países africanos representados e vários especialistas
O fórum tem como tema central a promoção da igualdade e equidade de género no desporto em África. “Os participantes vão avaliar as metas alcançadas desde a adoção do Plano de Equidade de Género pela ANOCA, assegurar o alinhamento do Plano de Equidade com a estratégia geral de desenvolvimento do desporto olímpico no continente e trabalhar estratégias de engajamento para atingir a meta mínima de 30% de representação de mulheres nas listas dos Comités Olímpicos”, detalha.
Sobre a mesa estará, também, a elaboração de estratégias para garantir condições seguras de participação de mulheres no desporto em África.