As oportunidades de investimento em Cabo Verde serão divulgadas amanhã pela CV TradeInvest nos Estados Unidos, mais precisamente no Harvard Business Club, na quinta edição do Cabo Verde Investment Forum (CVIF). O evento irá reunir parceiros e projectos de interesse para Cabo Verde com o intuito de facilitar a conexão da CV TradeInvest com potenciais investidores e financiadores.
Em nota, esta instituição informa que as oportunidades nos sectores prioritários no arquipélago estarão em destaque e que o objectivo é aumentar o fluxo de investimento proveniente da América, incluindo dos emigrantes residentes em solo norte-americano. A mesma entidade lembra que, no quadro do programa de relançamento económico, o Governo decidiu apostar nos setores da economia digital (tecnologias de informação e comunicação), economia azul (pescas, investigação e atividades científicas), transição energética para as energias limpas e renováveis, transporte marítimo e aéreo, serviços financeiros e agro-negócio. Acresce ainda o turismo hoteleiro, residencial e de cruzeiros que, juntos, representam os principais eixos de desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
A abordagem estratégica junto dos investidores, diz a CV TradeInvest, está alinhada com o reforço das políticas e medidas de fomento para a criação de uma classe empresarial privada nacional forte. “É nesse sentido que o Cabo Verde Investment Forum em Nova Iorque pretende partilhar as estratégias de desenvolvimento do Governo e o estado do ambiente de negócios e da economia, mobilizar recursos financeiros para a implementação de projetos e encorajar o estabelecimento de parcerias entre os dois países”, enfatiza esse organismo.
O CVIF aconteceu pela primeira vez em julho de 2019 no Sal e também nesse mesmo ano em Boston, Massachusetts. Em fevereiro de 2021, o evento retomou a sua dinâmica na feira mundial Expo 2020 Dubai e, em junho de 2022, regressou à ilha do Sal.
O Cabo Verde Investment Forum em Nova Iorque é organizado pela Cabo Verde TradeInvest, em parceria com a Embaixada de Cabo Verde nos Estados Unidos e Waldemar Bento, parceiro local da diáspora.