A corrida de cavalos retorna este ano ao programa paralelo do festival Baía das Gatas, após um interregno ocorrido desde 2017. Este ano, a Associação Hípica de S. Vicente, cuja direção foi eleita em julho, resolveu relançar essa competição, que normalmente fascina o público. Deste modo, amanhã, sábado, 14 cavalos das ilhas de S. Vicente, Santo Antão, Sal e S. Vicente vão estar em prova. “Devido ao número de inscrtos, a disputa será por série e vamos decidir como será a repescagem. A final será entre quatro cavalos”, informa Nídia Araújo.
A corrida está programada para as 14 horas numa pista de 500 metros construída ao lado da recta da Baía das Gatas. Apesar do local e da hora, Nídia Araújo espera a presença de um bom público para que a associação se sinta mais motivada. É que a AHRSV quer relançar as corridas em S. Vicente, ilha onde o hipismo tem forte tradição, e tem programado ainda outras actividades. Esta retoma acontece numa altura em que se prepara a formalização da federação da modalidade.
Segundo Nídia Araújo, a corrida da Baía das Gatas é uma competição de relançamento do hipismo na ilha de S. Vicente. Um dos objetivos é dar novo fôlego ao desporto hípico, aproveitando o festival da Baía das Gatas.