Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

“Baía das Gatas” arranca hoje com homenagem a Bana e organização reforçada

A 39. edição do festival da Baía das Gatas arranca longo mais à noite com o tributo a Bana, “O rei da Morna”, pelos artistas Leonel Almeida, Dany Silva, Jeniffer Solidade, acompanhados pela Banda Monte Cara. A homenagem começa às 21 horas, seguindo-se, conforme o programa deste primeiro dia, as actuações de Zé Delgado&Friends, Josslyn, Nelson Freitas e Alborosie&Shengen Clan, que prometem trazer músicas mais “quentes”.

O cartaz para o segundo dia, sábado, reserva a abertura para o Carnaval de S. Vicente – com as vozes de Edson Oliveira, Gai Dias, Constantino Cardoso e Anísio Rodrigues –, que depois entregarão o palco à cantora brasileira Paula Fernandes. A seguir, Dynamo entra em cena, a anteceder o aguardado show do rapper brasileiro Xamã, que chega hoje à cidade do Mindelo. O espectáculo de sábado será encerrado por Deejay Télio.

Publicidade

O festival termina no domingo com as actuações programadas para iniciarem pelas 18 horas e trinta minutos. Cabe à artista Ceuzany a abertura do palco, depois Dino d’Santiago fará a sua estreia neste que é considerado o maior festival musical de Cabo Verde e que teve a sua primeira edição em agosto de 1984. O cartaz do terceiro e último dia inclui ainda os shows de Protoje, Plutónio, Yuran Beatz, Ary Beatz & MC Acondize.

Este ano, o evento terá uma melhor organização estética dos quiosques, sinalização rodoviária e das casas-de-banho públicas, conforme a agência Inforpress apurou junto do vereador Rodrigo Martins. Este autarca explica que a CMSV decidiu estabelecer uma área para roulottes e construir a fachada dos quiosques de comes e bebes para que tenham um visual mais atractivo e uniforme. A zona da restauração foi planificada para facilitar a circulação das pessoas e houve melhorias no estacionamento e definidas as zonas proibidas para a circulação rodoviária. Tudo para melhorar a segurança e evitar acidentes.

Publicidade

Outra medida implementada pela CMSV tem a ver com o abastecimento de produtos dos 70 quiosques de venda, que deve ocorrer até as catorze horas. Além disso não podem colocar música paralela à do palco, sob pena de encerramento.

Uma das grandes novidades do festival, conforme a Inforpress, tem a ver com a configuração do palco. Foram montados mais dois espaços à esquerda e direita da estrutura principal destinados a DJ’s, que serão os responsáveis pela animação nos intervalos entre as actuações dos artistas convidados.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo