O Xpressá Escola de Teatro apresentou a meio da manhã deste sábado, 29, em pleno horário de grande movimento nesta que é a principal artéria da cidade do Mindelo “Teatro Largod”, com os diversos personagens a interagirem e brincarem com o público. Ainda: parou o trânsito, invadiu alguns estabelecimentos comerciais, enfim, fez e promoveu teatro.
Foram 45 minutos de divertimento, com os personagens a dialogar e a envolver o público que, avisado de antecedência, concentrou-se em número razoável na Rua de Lisboa. Patrícia Silva, em conversa com a imprensa, explicou que esta é a quarta edição do performance “Teatro Largod” em S. Vicente. “Tivemos 14 personagens, dos alunos do projeto ‘Tra vergonha’. Doze destes personagens são alunos novos no teatro. Esta performance baseou-se na técnica de construção dos personagens. É a quarta vez que estamos a fazer uma ação do género e traz uma parte do Xpressa, a nossa escola de teatro.”
Trata-se, pois, de mais um evento do grupo de teatro Xpressa, que iniciou em 2022 e que realiza agora mais uma edição deste evento. “Com esta iniciativa, queremos dinamizar o teatro de São Vicente, promover as artes cênicas como um todo, sobretudo a nível da formação. Queremos criar uma abordagem mais solida do teatro, propor uma linguagem e desafios novos”, reforçou Paty Silva.
Paralelamente, espera-se que, com “Teatro Largod”, haja uma maior aproximação do público ao público. Com este propósito, os personagens interagiram e brincaram com o público presente, sendo cada um uma criação dos próprios atores. “Cada um dos nossos atores escolheu e criou o seu personagem, com a minha ajuda e do Ady Fortes, que também é professor da Escola de Teatro Spressa.”
Cada um dos personagens apresentou na Rua de Lisboa temática desde o alcoolismo, ansiedade, colecionadora de lanches, carregadeira do caís, esfomeada, louca por livre estimulo à leitura que foi distribuindo diversos livros que foram arrecadados a priori ao longo da rua, de entre outros.