Pub.
CarnavalCultura
Tendência

Ligoc promove confraternização com júris e apresenta programa do Carnaval de Verão 2023

Pub.

A Liga Independente dos Grupos do Carnaval de São Vicente (Ligoc) promoveu este sábado uma reunião-almoço de confraternização com os júris que avaliam o desempenho das agremiações no “asfalto”, como forma de incentivo e chamariz para o envolvimento de mais pessoas. A ocasião foi aproveitada para dar a conhecer o programa do desfile/workshop de verão 2023.

Segundo Marco Bento, a Liga decidiu aproveitar esta oportunidade, às vésperas do arranque dos workshops/palestras do Carnaval de Verão 2023, para cumprir um compromisso, incentivar e envolver o corpo de jurados, que é constituído por 35 efectivos e dois suplentes por cabines. “Pensamos que é no júri onde temos alguma dificuldade, não pela questão da avaliação, mas sim porque as pessoas ainda não assimilaram a forma de fazer. Precisam aprimorar a pontuação e perceber os critérios ”, declarou o presidente da Ligoc, que perspectiva ter um júri com mais qualidade no Carnaval de S. Vicente.

Publicidade

Sobre este particular, Marco Bento explica que cada grupo carnavalesco inicia o seu desfile com 10 pontos, mas durante o desfile perde décimos consoante as falhas. Entretanto, ainda há júris que, ao invés de retirar décimos, tiram um ponto de uma assentada. “Ao retirar um ponto, por exemplo, é como se o grupo tivesse iniciado o seu desfile sem a Comissão de Frente. Quando apresentam falhas, devem ser penalizados em décimos. É por isso que temos vindo a fazer alguns workshops, mas entendemos que ainda são insuficientes porque a avaliação é ainda o maior ponto de discórdia do Carnaval. Queremos capacitar tecnicamente e ter um júri fixo para exercer um trabalho com qualidade.”

Do Rio de Janeiro para Mindelo 

É com este propósito que arrancam na quarta-feira uma série de workshops com a participação do carnavalesco Gui Estevão e do director da bateria Alyson Mota (Mangueira), do mestre-sala Matheus Silva (Unidos da Tijuca), do premiado coreografo Patrick Carvalho, da coordenadora das alas na harmonia e direção Nayra Nascimento, da porta-bandeira Lucinha Nobre, de entre outros.

Publicidade

O resultado desta semana de trabalho será apresentado no desfile pelas ruas do Mindelo no dia 8 de Agosto, com a participação de todos os grupos: Monte Sossego, Estrelas do Mar, Cruzeiros do Norte, Flores do Mindelo e Samba Tropical. A estes formadores junta-se ainda Jorge Luís Castanheira, que foi durante oito anos presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Trata-se, segundo Marco Bento, de uma pessoa com um vasto conhecimento de todas as áreas do Carnaval, desde a produção, júri e de como fazer este trabalho com excelência. “É uma honra termos o Castanheira aqui para ministrar algumas palestras para o júri, mas também sobre a parte administrativa, a forma de organizar a liga. A experiência mostra que foi com ele que a Liesa se organizou.”  

Para este responsável pela organização do Carnaval de São Vicente, esta festa atingiu um patamar elevado e a Ligoc precisa de ajuda profissional. “É isso que estamos a fazer. Ao todo virão 10 profissionais de diferentes áreas do Carnaval do Brasil para ministrar formações que nos fazem falta. Por exemplo, teremos palestras sobre a administração dos estaleiros, numa altura em que estamos a apressar a construção de espaços próprios para cada grupo. É neste sentido que estamos a instruir e a orientar as pessoas para que, quando tiverem os seus estaleiros, os saibam administrar”, sublinha, para quem uma semana é um tempo curto, mas é importante que as pessoas assistam e participem. 

Publicidade

As palestras vão acontecer na Academia Jotamont, Centro Cultural do Mindelo e Escola Salesiana e toda a programação vai ser divulgada nas páginas oficiais da Ligoc e do Carnaval de Verão. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo