Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Romance de Mário Lúcio, baseado na vida de A. Cabral, no Programa Nacional de Leitura de Portugal 

O romance “A Última Lua de Homem Grande” (D. Quixote, 2022),  baseado na vida de Amílcar Cabral e que foi finalista do Prémio Leya, integra Programa Nacional de Leitura de Portugal. O anuncio foi feito pelo autor Mário Lúcio Sousa, em uma publicação na sua página no facebook 

“Creio que Amílcar ficaria feliz de saber que o querem conhecer melhor. Cada passo nesse sentido é uma página da história do Outro e, claro, da que nos é comum. Louvo e agradeço a todos”, escreve de forma sucinta Mário Lúcio. 

Publicidade

De acordo com o sinopse, “A Última Lua de Homem Grande” é um romance romance notável com impacto mundial, que envolve a um tempo líderes de mais de vinte países – do Papa às grandes figuras do século XX – e homens e mulheres comuns, quantas vezes anónimos, de todo o mundo.

Este revela ainda que Amílcar Cabral foi escolhido por historiadores de todo o mundo como um dos vinte maiores líderes da História da Humanidade. “Com uma vida cheia, mas apenas 49 anos e tanto por fazer, Amílcar Cabral regressa a casa certa noite para encontrar a morte à sua espera. Sem poder fugir aos tiros, cai junto do automóvel e, observando a Lua Cheia, reconstitui, em prodigiosas regressões e bastas reminiscências, todos os passos da sua vida pública e privada para compreender quem o terá assassinado e porquê, desvendando afinal a si mesmo o mistério que permanece até hoje”, sublinha. 

Publicidade

Usando a terceira pessoa num original e inusitado monólogo, aquele a quem os seus chamavam Homem Grande revisita a infância, a relação com a mãe, a vida de estudante, os amores, as traições, o sonho da independência para as suas duas pátrias – Guiné e Cabo Verde – e põe a nu o absurdo de uma guerra, os meandros dos interesses internacionais e os desmandos do poder em África, acrescenta uma publicação divulgado na página da Wook, Portugal. 

De referir que, as companhias teatrais Sikinada (Cabo Verde) e Art’Imagem (Portugal) estão a trabalhar na montagem da peça “Cabral – A Última Lua De Homem Grande”, baseada neste romance e cuja banda sonora é também assinada por Mário Lúcio Sousa. A peça tem estreia prevista para 2024. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo