O instrutor italiano Laayouni Musta vai ministrar esta noite uma aula prática para guarda-redes de clubes de formação e federados no Centro de Estágio da FCA, na cidade do Mindelo. Intitulada “o guarda-redes pensante”, a sessão de treino tem por objectivo estimular os guarda-redes a “pensar” durante o jogo com base em exercícios práticos executados com o auxílio dos jovens Alan e Bruno, alunos da escola de formação de Musta na Itália, e que acompanharam o instrutor nesta deslocação à ilha de S. Vicente.
“Constactei que os guarda-redes cabo-verdianos têm o mesmo fundamento dos guarda-redes portugueses e brasileiros. Queremos trazer um pouco da linha de formação dos guarda-redes italianos, que são mais ‘pensantes’. Para facilitar os exercícios, trouxe os dois alunos”, diz o formador, especificando que na Itália os treinos para os “goleiros” são mais funcionais.
Por aquilo que já constatou, os treinadores cabo-verdianos costumam reproduzir exercícios que muitas vezes encontram na internet. Sem se mostrar propriamente contra esse procedimento, pretende demonstrar as vantagens com determinadas linhas de treinos.
Com 24 anos de experiência como instrutor, Musta tem estado a auxiliar clubes de formação na cidade do Mindelo na aquisição de materiais e equipamentos para crianças e adolescentes. Explica que a primeira iniciativa aconteceu em 2019, quando visitou S. Vicente pela primeira vez e manteve um encontro com Marco Silva, responsável da escola de Nuno Rocha. “Ele disse-me que as crianças não tinham sapatilhas e botas para treinos e jogos. Respondi-lhe que sou pobre na Itália, mas que tenho contactos com vários clubes e pessoas que poderiam certamente ajudar”, conta.
No ano seguinte, o treinador italiano enviou 300 pares de botas de futebol para crianças e adultos para S. Vicente. Dando seguimento à iniciativa, em 2021 ofereceu mais botas, equipamentos e materiais para o ensino do futebol. Em 2022, com base no projecto “Incutir um sorriso no rosto de cada criança”, regressou com 12 malas de 23 quilos cheias de equipamentos ofertados pelo clube Sassuolo, botas e sapatilhas. Musta está de novo em S. Vicente, tendo desta vez trazido 80 luvas de guarda-redes, relva sintética, equipamentos e redes de baliza.
O projecto deste ano foi desenvolvido em parceria com o Real Sociedade, cujos treinadores e jogadores têm estado a beneficiar das ofertas em materiais e conhecimentos técnicos do instrutor. Segundo Fredson do Rosário, presidente do referido clube, Musta mostrou-se desde a primeira hora disponível para dar o seu contributo ao futebol de formação em S. Vicente. Tanto assim que fez um primeiro contacto com o técnico italiano via Facebook e este resolveu vir o quanto antes para Mindelo ver a realidade dos alunos do Real Sociedade e ministrar workshops para treinadores de guarda-redes. O dirigente salienta, entretanto, que os materiais têm sido redistribuídos para várias equipas dos escalões formativos na ilha de S. Vicente.