Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Documentário “Cesária Évora” distinguido na 12.ª edição dos Prémios Sophia em Portugal

“Cesária Évora” foi ontem distinguido com o prémio de Melhor Documentário em longa-metragem na 12.ª edição dos Prémios Sophia, evento que aconteceu no Casino Estoril em Cascais em Portugal e que foi organizado pela Academia Portuguesa de Cinema. A novidade foi partilhada pelo produtor musical José “Djo” da Silva, na sua página no facebook. 

Ao subir ao palco, a realizadora Ana Sofia Fonseca, que estava muito emocionada, afirmou que iria dizer apenas uma palavra: “Obrigada”. Esta aproveitou para agradecer a Academia Portuguesa de Cinema, os Prémios Sophia e todos os que a acompanharam e ajudar a fazer este filme, que conta a história da “diva dos pés descalços”, o impacto da doença bipolar de Cesária Évora, mas também mostra como uma mulher negra e pobre deu a volta ao destino. 

Publicidade

O filme tem imagens de arquivo, gravações inéditas e testemunhos de pessoas que privaram com Cize, como era conhecida, desde os tempos da pobreza ao reconhecimento mundial depois dos 50 anos, após uma “explosão” de sucesso, que começou a França e que a levou a dar a volta ao mundo. 

Foram ainda premiados “Alma Viva”, que recebe o galardão de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Caracterização e Efeitos especiais e a Melhor Direção de Fotografia. O desempenho da atriz Lua Michel valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz Principal e Ana Padrão de Melhor Atriz Secundária. 

Publicidade

Tiago Guedes ganhou o trofeu de Melhor Realizador com “Restos do Vento”, filme que deu ao ator Albano Jerónimo o prémio para Melhor Ator Principal e a Nuno Lopes o galardão para Melhor Ator Secundário. “Ice Merchants”, de João Gonzalez, foi premiado como Melhor Curta-metragem de animação. O prémio Sophia de Melhor série ou telefilme foi atribuído a “Causa Própria”, de Edgar Medina e Rui Cardoso Martins, realizada por João Nuno Pinto. 

O documentário Cesária Évora, refira-se, já tinha sido distinguido com o prémio do público no Festival Indie Lisboa 2022, um dos mais importantes festivais independentes de cinema realizado em Portugal. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo