Casting para concurso “Mister São Vicente’23” acontece hoje: 30 candidatos para 10 lugares
Um grupo de 30 jovens vai ser submetido hoje a casting para a escolha de dez concorrentes para a segunda edição do concurso de beleza masculina Mister S. Vicente’23, marcado para 29 de julho no Mansa Floating. A procura suplantou a expectativa da organização, o que, segundo Liedson Oliveira, vem provar que os homens estão ávidos para explorarem as passarelas, tal como acontece com as mulheres.
Os candidatos serão avaliados com base em três itens: cultura geral e fluência em línguas, estrutura física, desenvoltura na passarela com traje desportivo, de praia e de sunga. “Cada um dos itens tem um grande peso”, refere Liedson Oliveira, organizador do evento, que concretiza este ano a segunda edição.
Tal como na primeira edição, serão escolhidos apenas 10 concorrentes dadas as limitações da organização neste momento. A meta, no entanto, é duplicar esse número já em 2024. “Neste momento não temos como dar suporte a 15 ou 20 concorrentes, mas pretendemos sair da nossa zona de conforto no próximo ano”, reforça o jovem de 18 anos, que está nas lides da moda desde os treze.
Liedson Oliveira resolveu criar o “Mister São Vicente” após reparar que os concursos de beleza têm sido destinados em Cabo Verde fundamentalmente às mulheres. Apenas nos concursos inter-liceus, diz, é que os homens também participam. “Queremos dar aos homens o espaço que merecem nos concursos de beleza. Queremos quebrar o tabu de que só as mulheres têm o privilégio de desfilar nas passarelas de beleza; queremos também acabar com essa ideia de que os homens não devem fazer tratamento estético…”, frisa Liedson, que já registou a patente “Mister São Vicente”.
Este evento, acrescenta, vai para além do desfile dos mais belos. Há outras iniciativas associadas, como campanhas a favor dos testes do cancro da próstata, incentivo ao empreendedorismo, workshops… Anuncia, aliás, um projecto que tem por objectivo lançar uma marca destinada aos homens e a criação de uma rede vocacionada para concursos de beleza masculina. Os concorrentes, acrescenta Liedson Oliveira, podem ter a oportunidade de participar em eventos internacionais, numa parceria com a modelo Sasha Montês, vencedora do concurso Miss Cabo Verde e uma das embaixadoras da moda na Europa.
Liedson Oliveira enfatiza que a organização de Mister São Vicente quer ver os homens conquistando espaço no negócio da estética em Cabo Verde. Salienta que essa área é dominada pelas mulheres, mas que ambos os sexos têm capacidades para exercerem actividades profissionais em qualquer domínio. “Há homens na área da estética, mas numa percentagem muito reduzida. E queremos a igualdade do gênero – aquilo que um homem faz uma mulher pode fazer, e vice-versa”, esclarece.
Sete faixas estão a concurso nesta segunda edição do Mister São Vicente, cujo slogan é “Soncent, nos pove, nos morabeza”. Os vencedores podem ganhar um ano de ginásio grátis, carta de condução, atendimento em salão de estética, kit beleza, jantar, telemóvel e outros valores ainda em negociação. Deverão assinar um contrato com a organização para uso das suas imagens, participação em eventos sociais – nomeadamente a angariação de fundos destinados à comunidade do bairro do Irak, em S. Vicente. Está prevista a produção de um documentário que, segundo a citada fonte, irá mostrar o “lado obscuro” da ilha.
Hoje à noite serão conhecidos os 10 jovens que vão disputar o próximo título do “Mister São Vicente”, concurso lançado no ano passado e cuja primeira edição foi conquistada por Kady.