Pub.
Desporto
Tendência

Jogos Escolares de São Vicente com revelações surpreendentes no atletismo e no andebol

Pub.

Decorreu na tarde de ontem, na Escola Salesiana de Artes e Ofícios, a cerimónia de premiação dos Jogos Escolares de São Vicente, que vinham decorrente desde 25 de fevereiro nos diversos recintos desportivos da ilha. A organização faz um balanço positivo e destaca o grande envolvimento dos professores e as revelações surpreendes de atletas nas modalidades de atletismo e de futsal. 

Ao Mindelinsite, o docente Renato Delgado faz um balanço “extremamente positivo” dos Jogos Escolares de S. Vicente que, afirma, contaram com um grande envolvimento dos professores. “Nesta edição decidimos envolver também as associações desportivas das diversas modalidades, designadamente do andebol, do basquetebol 3×3, da Liga de Futsal e do Atletismo. E foi muito bom.”

Publicidade

A prova disso, prossegue, é que tiveram de realizar competições aos sábados e domingos, nos períodos de manhã e de tarde. “As competições decorreram de forma excelente e surpreendente, superando de longe todas as nossas expectativas. Tivemos entre 350 a 400 alunos do 7º ao 10º ano a competir. Era o número previsto, tendo em conta que só podiam participar alunos nascidos da partir de 2007.”

Nhò Rei, como é também conhecido Renato Delgado, garante que houve revelações surpreendentes nesta edição dos Jogos Escolares, sobretudo no atletismo e no andebol. “Destaco a grande prestação da atleta Luana Santos (Liceu Ludgero Lima), que ficou em primeiro lugar nos 100, 200 e 1000 metros, e ficou em segundo nos saltos. Ela é uma atleta que vai entrar na nossa equipa de atletismo. Também no andebol, no sub-16, tivemos a revelação de duas atletas, uma de 12 e outra de 13 anos”.

Publicidade
Premiados dos Jogos Escolares de S. Vicente 2023

Ainda no atletismo 100 metros, no masculino, subiram ao pódio os atletas Joel Lopes (EICM), Ricardo (ESAO) e Kauã (EICM). Nos 200 metros masculinos, os vencedores foram Leonardo (EICM), Joel Lopes (EICM) e Thiago Neves (ESJAP). Nos 1000 metros, os três primeiros classificados foram Wanderley (LLL), Leonardo (EICM) e Eder (LLL). No feminino 1000 metros, ocupam o segundo e terceiro lugar Ester (ESJAP) e Rossana Cazorla (Escola Portuguesa), para além de Luana Santos no 1º  lugar.

Nos saltos em comprimento femininos, os vencedores foram Lilian Brito (Escola Jorge Barbosa), Luana Santos (Liceu Ludgero Lima), Rossana Cazorla (Escola Portuguesa). No masculino, o pódio foi ocupado por Raedl Silva (LLL), Thiago Neves (ESJAP) e Joel Lopes (Escola Técnica). No arremesso de peso femininos, Rowana Dias e Joise Barros (Escola Barbosa) e Luna Costa (EP) e, no masculino, Admilson Lima (ESJAP), Lucas Brito (LLL) e Diego Pinheiro (Jorge Barbosa. 

Publicidade

No andebol feminino, Liceu Ludgero Lima fico sem primeiro lugar e Liceu José Augusto Pinto no segundo, enquanto que no masculino a medalha de ouro é do Liceu Jorge Barbosa e a de Prata para a Escola Técnica. Liceu Augusto Pinto foi o primeiro e o Liceu Ludgero Lima o segundo classificado no Basket 3×3 enquanto que no Xadrez a vitória sorriu a Pablo Correia e Celton Ramos ( 1 e 2 lugar – ESAO) e Tiago Pinheiro (Escola Técnica). 

A caravana de São Vicente segue agora para os nacional, que vai decorrer de 27 de março a 8 de abril em Assomada, ilha de Santiago.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo