Pub.
Social
Tendência

Comunidade cabo-verdiana celebra e homenageia pioneiras da emigração para Itália

Pub.

A comunidade cabo-verdiana homenageia e celebra no próximo domingo, 26 de março, as pioneiras da emigração para Itália no início da década de 1960 e o Jubilei dos 50 anos do Centro Cabo-verdiano Tra-Noi, instituição religiosa que foi o seu primeiro de referência naquele país europeu. 

A festa será presencial, mas também a distancia através do envio de mensagens às pioneiras. Segundo o convite dirigido à comunidade cabo-verdiana em Itália, o programa inicia com uma missa dedicada as primeiras mulheres que já faleceram. Segue-se um almoço convívio comunitário, intervenções de Tra-Noi, do embaixador de Cabo Verde naquele país, alguns testemunhos das mulheres que chegaram nos anos 60, projecção de fotografias das jovens na altura da chegada em Itália e um momento musical. 

Publicidade

Relativamente ao Centro Cabo-verdiano Tra-Noi, que celebra o seu jubileu, trata-se de uma instituição religiosa que foi o primeiro ponto de referência da comunidade cabo-verdiana em Itália. Foi fundado em 1973 e, ainda hoje, é conhecida como “casa dos cabo-verdianos”, revela Maria de Lourdes Jesus. 

Programa

Aliás, esta jornalista, muita conhecida e activa na comunidade, foi uma das idealizadoras destas celebrações. Partiu de Maria de Lourdes a ideia desta dupla comemoração, 60 anos da emigração cabo-verdiana e 50 do Tra-Noi. “Vamos realizar uma serie de eventos para homenagear as nossas pioneiras, que abriram as portas da nossa emigração para Itália na década de 1960.”

Publicidade

A organização está a envidar esforços no sentido dos presidentes das Câmaras Municipais de São Nicolau, Santo Antão e Sal, ilhas de onde partiram as primeiras mulheres para Itália, enviarem mensagens, que serão compartilhadas no dia da celebração, 26 de março.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo