Pub.
Pub.
Atualidade

Enapor e PN assinam protocolo para maximizar ligação e trabalhar na JUP

A Enapor e a Policia Nacional rubricaram esta segunda-feira um protocolo de cooperação que visa maximizar a ligação entre estas duas importantes instituições. Na ocasião, o PCA da empresa que gera os Portos de Cabo Verde explicou que, um dos objectivos preconizados com este protocolo é fazer com que a PN possa trabalhar na Janela Única Portuária (JUP), plataforma que implementa o conceito de balcão único virtual e único ponto de contacto do porto.

De acordo com Ireneu Camacho, a Janela Única Portuária é o software que faz a gestão de toda a comunidade portuária, cabendo a Enapor o papel de criar as condições a nível de infraestruturas e equipamentos para que a PN possa efectivar o seu bom trabalho. “Fizemos uma auditoria a nível da maturidade digital dos portos de Cabo Verde e uma das situações que deparamos é a necessidade de fazer com que os portos começam a trabalhar de uma forma digital. E para que consigam trabalhar de forma digital é preciso que toda a comunidade portuária tenha esta evolução em conjunto”, detalhou. 

Publicidade

Entende o PCA da Enapor que a PN é um dos players com quem neste momento deveria assinar este protocolo para criar processos conjuntos, não apenas as que já existem a nível da JUP, mas também a nível da CCTV e outras aplicações que possam vir a serem trabalhadas em conjuntos. “Daí o motivo de assinarmos este protocolo e já avançar com um cronograma de tempo para que possamos evoluir para o conceito de Smart Port, que não se restringe apenas ao porto mas à toda a comunidade”, pontua

De imediato, a Enapor vai avançar com alguns investimentos informáticos no âmbito deste protocolo, ou seja, vai criar as condições para que a PN possa ter os equipamentos necessários para que possa tirar proveito deste software, no caso a JUP, mas também outras situações que são responsabilidades do porto, como por exemplo, melhorar as infraestruturas que a PN tem estado a usufruir.  

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo