Pub.
Pub.
Carnaval
Tendência

Cruzeiros do Norte vai levar para Carnaval 2023 enredo “Três kosa sab na vida: saúde, dinheiro, amor”

O Cruzeiros do Norte vai levar para o Carnaval 2023 o enredo “Três kosa sab na vida: saúde, dinheiro, amor”, tema inspirado numa conhecida música espanhola e que foi proposto pelo carnavalesco Fernando Morais. Como informa a sinopse, Nóia, como o artista plástico é conhecido, costumava escutar a canção numa boneca que pertencia a uma vizinha e ficou na mente a ideia de um dia levar esse conteúdo para o sambódromo do Mindelo. Aliás, esse sonho seria realizado este ano, mas foi adiado para 2023 devido ao cancelamento do Carnaval por causa da pandemia.

Ontem à noite, o enredo foi finalmente revelado num evento organizado pelo Cruzeiros do Norte no polivalente de Cruz João Évora. Além da história mestre, o grupo apresentou as figuras de destaque. Como rainha de bateria voltou a apostar na “veterana e consagrada passista” Andrea “Brodjinha” Gomes, detentora do título conquistado no último desfile. O grupo decidiu ainda escolher a conhecida dupla Irondina Évora e Valdir Gomes para Porta-bandeira e Mestre-sala. Para reinado, o grémio apostou nas rainhas Deniza Livramento (residente nos Estados Unidos), Katlene Melício e Nainicelle Lopes e ainda escolheu Richard Sillas como rei. Já Nuno Costa continua a liderar a batucada, como mestre da bateria Ritmos do Norte.

Publicidade

A noite foi escolhida para a divulgação da música oficial do grupo, que foi interpretada ao vivo. A composição é fruto de um trabalho conjunto de Nóia (autor da letra), Edson Oliveira (intérprete), Ivan Almeida (composição) e Nuno Costa (percussão). O videoclipe já está disponível na plataforma Youtube.

O Cruzeiros do Norte pretende apresentar um desfile com o máximo de 1.400 foliões, distribuídos por 17 alas, em três sectores: saúde, dinheiro, amor. O grupo vai apostar em três carros alegóricos – um para cada sector – e três tripés.

Publicidade

Para Nuno Costa, Director do Carnaval, o Cruzeiros do Norte tem tudo para resgatar o troféu principal, que está nas prateleiras do Monte Sossego. O grupo do Norte reforçou a ala das passistas, que promete injectar muita dinâmica ao desfile.

Neste momento, a direção está preocupada com a montagem do estaleiro, que será junto à Escola Técnica do Mindelo. No entanto, vai ter de fazer algum investimento em materiais para cercar o lugar e começar a montar os andores.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo