Os resultados do V Recenseamento Geral das Pescas serão divulgados no próximo dia 25 num atelier organizado pelo Instituto do Mar e o Instituto Nacional de Estatísticas, em S. Vicente. O evento decorre na sala de conferência do Centro Oceanográfico do Mindelo, no formato presencial e transmissão on line, estando previstas intervenções dos representantes do IMar e do INE e do ministro do Mar.
Os dados, conforme explica o IMar, resultam do recenseamento que decorreu de 22 de novembro a 7 de dezembro de 2021, através do projecto Harmonizar e Melhorar as Estatísticas na África Ocidental, financiado pelo Banco Mundial.
“O setor pesqueiro é estratégico e de grande importância para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. De acordo com o quadro legal e normativo, as pescas, lato senso, englobam atividades das mais variadas índole e natureza, inseridas em todos os sectores da economia, com atividades que abarcam desde a extração pesqueira, construção e reparação de embarcações e engenhos, comercialização de produtos frescos, congelados e transformados em conservas, etc.”, enquadra o IMar. Neste contexto, prossegue este instituto, o recenseamento geral do sector das pescas surge como um importante instrumento que permite, por um lado, o seguimento e a evolução comparativa da actividade das pescas e, por outro, no apoio aos decisores, entre outras informações.
Em nota, o IMar enaltece que uma das suas atribuições é assegurar a produção de estatísticas das pescas com qualidade e em tempo oportuno. Assim, como órgão delegado do INE, considera de extrema importância a realização do recenseamento para a actualização dos parâmetros fundamentais utilizados na produção das estatísticas do sector das pescas.