Um pouco por todo o Cabo Verde celebra-se a partir desta segunda-feira, 1 de Agosto, a Semana do Aleitamento Materno, sob o lema “Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando”. Em São Vicente, a Delegacia de Saúde e o Hospital Baptista de Sousa promovem conversas com gestantes e puérperas e exibem videos e realizam exposição de informações sobre o aleitamento materno.
De acordo com o programa divulgado pelo Ministério da Saúde, a abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno terá lugar no Hospital Regional Ramiro Figueira no Sal e será presidido pelo Secretario de Estado Ajunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, com transmissão online para todo o país e não só. Nos dias 3 a 5, haverá uma replicado da formação em manejo da amamentação, com duração de 20 horas, no âmbito da iniciativa Hospital Amigo da Criança – Assomada.
Ainda no dia 4 haverá um acto solene que marca a retoma da cooperação técnica Cabo Verde – Brasil, no quadro do Banco de Leite Humano e a abertura do curso online sobre processamento e controlo de qualidade do leite materno, presidido pelo SE Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro.
O programa realce, igualmente, que durante todo o mês de agosto serão difundidos spots na TV e na rádio, participações em programas na comunicação social e actividades nas estruturas de saúde, com formação, palestras, rodas de conversas e exposição. Em São Vicente, por exemplo, os centros de saude e postos sanitários recebem de hoje até a próxima sexta-feira, 5, conversas com gestantes e puérperas. Serão igualmente exibidos videos e exposição de informações sobre o aleitamento.
Para os dias subsequentes, estão previstos participações em programas radiofónicos, distribuição de folhetos na Enfermaria do HBS e de rosas douradas. No dia 3, será realizado um almoço especial com entrega de rosas às mães e ainda participação no dia 22 do corrente mês no programa televisivo Sociedade Aberta, onde será divulgado o Código dos Substitutos do Leite Materno.
Estão programadas igualmente atividades alusivas na Delegacia de Saúde do Porto Novo e no Hospital Regional João Morais, no Sal e em Santiago – Praia, Cidade Velha, Ponta D’ Agua e Achada São Filipe -, Delegacia de Saúde e Hospital Regional Santa Rita em Assomada, e na Região sanitária Fogo-Brava.