Cruzeiros do Norte vai realizar desfile de Carnaval sobre biodiversidade na praia da Lajinha
O grupo Cruzeiros do Norte realiza no próximo sábado, 06 de agosto, um desfile carnavalesco na praia da Lajinha, no quadro de um documentário intitulado “Aves Marinhas e Aves Selvagens de Cabo Verde – Preservação da Biodiversidade”. Os trajes são confeccionados com o lixo recolhido nas diversas praias de São Vicente desde o dia 02 de julho e que foi posteriormente reciclado.
Em declarações ao Mindelinsite, o presidente Jailson Juff explica que o grupo Cruzeiros do Norte resolveu repetir a experiência do ano passado, em que gravou um documentário na Praia de Jôn d’ Ébra sobre o lixo acumulado no litoral da ilha de São Vicente. Foi um sucesso, mas teve pouca visibilidade.
“Este ano resolvemos fazer o desfile na Lajinha e escolhemos como tema a biodiversidade. Todas as roupas resultam da reciclagem do lixo recolhido nas praias do Lazareto-Cova de Inglesa, Lajinha e São Pedro. Transformamos o lixo descartado em trajes de Carnaval”, refere, realçando que o resultado final de todo este trabalho será mostrado aos mindelenses no próximo sábado.
Paralelamente, aproveitaram estas campanhas para realizar entrevistas num desfile que pretende juntar 200 pessoas, entre foliões, amigos, simpatizantes de Cruz João Évora e de São Vicente. “Iremos fazer um desfile completo. Teremos uma comissão de frente, rainha de bateria, porta-bandeira e mestre-sala, alas, dois tripés e carro de som. Reduzimos apenas o número de foliões, tendo em conta que o desfile vai ser na praia da Lajinha e descalços. O desfile é a parte final do nosso documentário.”
Os ensaios arrancam hoje, segunda-feira, no polivalente da Cruz João Évora, e Jailson Juff pede aos interessados para se inscreverem nos elementos da direcção do grupo. A ideia é levar este desfile também para o centro do Mindelo, sendo que, para isso, aguardam o aval da Câmara Municipal. “Este ano não estava prevista a realização do Carnaval de Verão. É uma forma de também preencher este vazio e manter vivo o espírito do Carnaval na ilha de São Vicente, juntando o útil ao agradável”, pontua.