Pub.
Desporto

Assinam protocolo de cooperação e IDJ desafia Aminga a estender campus de verão para outras ilhas 

Pub.

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e a Associação Aminga assinaram na tarde de ontem um protocolo de cooperação, no âmbito do programa Youth Conneckt que tem parceria técnica e financeira do Escritório Conjunto (PNUD, UNICEF e UNEFPA). A Aminga recebe do IDJ 500 mil escudos para reforçar as suas actividades em prol da juventude no desporto, através deste programa que consegue ocupar de forma criativa e saudável os jovens, sobretudo durante as férias.    

Elisabeth Gomes, coordenadora da Aminga para Cabo Verde, agradeceu a presença da equipa do Escritório Conjunto e do IDJ pela oportunidade, que classificou de uma mais-valia em prol da juventude. “A Aminga estará sempre disponível e nós, com certeza, iremos ter muito gosto em fazer parte e dar a nossa contribuição ao desporto e à educação, que consideramos ser dois principais pilares da nossa sociedade. Esperamos que esta parceria perdure porque o IDJ, a Aminga e os jovens só têm a ganhar.”

Publicidade

O IDJ, pela voz da Vogal Executiva Vany Reis, saudou os presentes e agradeceu pela visita guiada ao campus de verão Aminga – Youth Sports Development Program, que arrancou ontem na Escola Salesiana e conta com o envolvimento de cerca de 130 estudantes, professores e staff administrativo. “O IDJ teve conhecimento deste projecto no ano passado, na sua primeira edição, mas este ano decidimos vir ver in loco o trabalho que estão a fazer aqui e é extraordinário.”

Se no ano passado o Instituto do Desporto e da Juventude foi apenas o parceiro institucional do campus de verão, este ano, com o protocolo assinado, segundo Vany Reis, sedimentaram esta parceria. “Queremos ter parceiros como a Aminga para reforçar aquilo que é a nossa intervenção em prol da nossa juventude, no deporto e em programas que trazem mais qualidade de vida aos nossos jovens e mais oportunidades. Neste contexto de férias conseguir ocupar de forma criativa e saudável o tempo livre dos nossos jovens é fundamental”, declarou. 

Publicidade

Neste sentido, Vany Reis desafiou a Aminga a transformar o campus de verão num projecto nacional e, para isso, garantiu todo o apoio do IDJ para ajudar esta associação a dar este passo. “Se começarmos a trabalhar desde agora, acredito que no próximo ano teremos condições de estender este projecto para as outras ilhas. Será um prazer enorme para nós também trabalharmos juntos neste sentido”, acrescentou esta responsável, que aproveitou para destacar a presença dos ex-atletas cabo-verdianos, caso do Betinho, que estão a regressar para contribuir para o desporto e não só, em prol da juventude. 

A Aminga, refira-se, é uma associação sem fins lucrativos criado pelo basquetebolista Betinho Gomes e pelas irmãs Bety e Zina Gomes. Nasceu com o intuito de apoiar com o intuito de ajudar os mais novos numa ótica desportiva e educativa. Depois de uma primeira experiencia com o campus de verão nas modalidades de basquetebol e voleibol no ano passado, regresso este ano alargou as modalidades incluindo o andebol e aulas de artes e triplicou o número de alunos de 50 para cerca de 130.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo