Pub.
Economia

ERIS proíbe venda e disponibilização dos produtos cosméticos da marca Tresemmé em Cabo Verde

Pub.

A Eris- Entidade Reguladora Independente da Saúde proibiu a venda ou disponibilização no mercado nacional dos produtos cosméticos, designadamente champô, condicionador e óleos capitulares da marca Tresemmé. Em quatro circulares informativos, esta reguladora justifica dizendo que foram identificados substancias proibidas nestes produtos.

Segundo a Eris, foi identificada a substancia proibida Cyclotetrasiloxane na composição destes produtos. Neste sentido, foi emitida a circular informativa n.º 104/2022 que determina a proibição de colocação no mercado ou disponibilização do “Champô TRESEMMÉ Used by Professionals Silky Smooth Salon Silk”. Esta informa ainda  que o procedimento de registo n.º 447/2021 foi indeferido através do Despacho n.º CA/439/2022, do Conselho de Administração da ERIS.

Publicidade

Ainda: a circular informativa n.º 105//2022 que determina a proibição de colocação no mercado ou disponibilização do Óleo capilar TRESEMMÉ Used by Professionals; a n.º 106 que interdita o “Condicionador capilar TRESEMMÉ Used by Professionals Rich Moisture with Vitamin E” e o n.º 107 que restringe o “Champô TRESEMMÉ Used by Professionals Care & Protect Breakage Defense”. Todos os procedimentos de registos destes produtos foram indeferidos através de despacho do CA da Eris. 

Na sequência foram identificadas as substância Hydroxyisohexyl 3  – Cyclohexene Carboxaldehyde no Gel de banho Palmolive Aroma Sensation Feel the passion, que também agora proibida de ser colocada no mercado e cujo registo foi igualmente indeferido por despacho desta reguladora. 

Publicidade

 Recorde-se que ao abrigo do n.º 05 da Deliberação n.º 02/2019, de 03 de setembro, do Conselho de Administração da ERIS, referente ao Regulamento de composição de produtos cosméticos, apenas são permitidos na composição de produtos cosméticos os conservantes listados no Anexo V ao Regulamento Europeu sobre os produtos cosméticos (CE) n.º 1223/2009, de 30 de novembro, sendo proibida a utilização, em produtos cosméticos, das substâncias listadas no Anexo II do mesmo.

Em maio, a Eris já tinha ordenado a retirada do mercado todos os produtos cosméticos que tem na sua composição butylphenyl methylpropional, substancia cancerígena ou tóxica para a reprodução. Estes e os os agora interditados são produtos com bastante uso em Cabo Verde, sobretudo por mulheres. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo