Pub.
Mundo

Oito tripulantes brasileiros detidos em barco de pesca com 560 quilos de cocaína no Atlântico

Pub.

As autoridades espanholas interceptaram um barco de pesca sem bandeira ou identificação com 560 quilos de cocaína no Atlântico. Oito tripulantes foram detidos, todos eles de nacionalidade brasileira, informa o Jornal de Notícia de Portugal.  

Denominada “Brasil Branco”, a operação culminou com o embarque na passada sexta-feira do navio, uma embarcação de pesca de 19 metros convertida para o transporte ilícito de estupefacientes, a cerca de 500 quilómetros a sul das Ilhas Canárias. Posteriormente o  barco foi transferido para o porto de Las Palmas de Gran Canaria, onde chegou ontem,  terça-feira, segundo o Ministério do Interior.

Publicidade

A investigação que deu origem a este esconderijo de meia tonelada de cocaína,  diz, foi dirigida pela Procuradoria Antidrogas do Tribunal Superior. Começou com a troca de informações entre os centros de Análise e Operações do Atlântico e de Inteligência Contra o Terrorismo e o Crime Organizado, que determinaram a existência de um barco que podia transportar drogas da América do Sul para a Europa.

A partir desse momento, a Guarda Civil, em coordenação com a Autoridade Tributária e a Brigada Central de Estupefacientes da Polícia Nacional, desdobrou os meios necessários para localizar o barco e, se possível, abordá-lo, tal como foi feito com o navio de Vigilância Aduaneira Petrel 2.

Publicidade

Os responsáveis pela operação destacam a complexidade da intercepção do navio, uma vez que havia pouca informação sobre a sua localização e as condições de navegação do embarque eram complexas devido a uma tempestade nos Açores. “Uma vez detectada a embarcação de pesca, foi realizada uma acção de embarque rápida e clara em condições técnicas de segurança apesar do estado do mar”.

Foi encontrado um número significativo de pacotes utilizados para o tráfico de cocaína e os oito tripulantes do barco de pesca foram detidos. O barco de pesca foi rebocado para o porto de Las Palmas de Gran Canaria. Os detidos, a embarcação, a droga e os processos policiais vão ser colocados à disposição do Tribunal Central de Instrução que atua como Guarda do Tribunal Nacional.

Publicidade

De acordo com as autoridades governamentais espanholas, “esta operação é mais uma das realizadas no âmbito do combate ao narcotráfico na Rota Atlântica da Cocaína, conhecida por ser utilizada por barcos de pesca que, vindos da América do Sul, transbordam as drogas no meio do Atlântico para posterior introdução no continente europeu”.

Fonte: JN

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo