Pub.
Desporto

Treinadores elevam fasquia no play off meias finais de andebol em SV 

Pub.

A fase do play off meias finais do campeonato regional de andebol prossegue hoje, domingo, com os jogos Atlético Clube do Mindelox Farense no feminino e Farense x Real Sociedade no masculino, depois das partidas de ontem entre Amarante x Canal FC (feminino) e ACM x Batuque (masculino). As expectativas são de grandes jogos. Aliás, os treinadores do AACM, Aquilino Fortes, e do Farense, Helton Santos, dizem-se surpreendido com o nível apresentado, sobretudo após uma paragem de dois anos por causa da Covid-19, e garantem que as suas equipas estão preparados para ganhar. 

Segundo Aquilino Fortes, o ACM está no play off no masculino e no feminino e, como campeões regional e nacional, tem a responsabilidade de entrar com o objectivo de ganhar nestas duas categorias. “Depois de termos passado estes dois anos sem competir por causa da pandemia, não tem sido fácil porque muita coisa mudou. Por exemplo, alguns atletas conseguiram novos empregos. Mas é no feminino que a situação é mais complexa porque houve atletas que engravidaram e outras mudaram de equipas. Está difícil de organizar e reunir um grupo coeso e forte de trabalho”, elenca este treinador. 

Publicidade

Apesar destes constrangimentos, Aquilino garante que o ACM (1º lugar) vai entrar forte e encara este play off com muita confiança. “Vamos com o objectivo de ganhar. Sabemos que não será fácil. Vamos defrontar o Farense (3º classificado) no feminino, equipa que também ambiciona estar na final. É uma eliminatória a três jogos e, quem perder dois, fica logo de fora. Sabemos que quem perder o primeiro jogo, também volta a entrar em campo com pressão. Mas acredito que temos equipa suficiente para passar esta fase e, só depois, iremos pensar na final”, enfatiza o técnico. 

O treinador do ACM mostra-se entretanto, surpreendido com o nível apresentado nesta fase de retoma no masculino. Mas admite alguma dificuldade no feminino, tendo em conta que faltam opções às equipas. “No nosso caso, perdemos muitos atletas e foi necessário recorrer à uma equipa de velha guarda para formar uma nova. Mas os jogos, principalmente entre Atlético (2º ) o Amarante (1º) têm sido equilibrados. O Amarante levou-nos de vencido em dois jogos e o ACM ganhou um. Mas as diferentes foram sempre de um ou dois golos. A maior diferença foi de três golos no ultimo jogo que ganhamos.” 

Publicidade

Aquilo Fortes acredita, no entanto, que as dificuldades que o Atlético enfrenta são similares às das demais equipas. No caso do Farense, admite que este apresentou um bom nível durante o campeonato regional e que está agora ainda mais fortes, com a integração de novos atletas. “Acredito que é uma equipa que vai bater de frente com qualquer outra durante os play off. No masculino, não enfrentamos os mesmos problemas. Aqui o nível foi razoável, com o ACM e o Farense a se mostrarem mais aguerridas. Mas não descartamos de maneira nenhuma os demais adversários.”

Também o treinador do Farense se mostra igualmente confiante. Helton “Fet” Santos afirma que a ambição da sua equipa é ganhar o campeonato de andebol. “No masculino, chegamos nos play off em segundo lugar, com os mesmos pontos e uma ligeira diferença de golos do Real Sociedade, que é o terceiro classificado. Mas estamos preparados para jogar e ganhar, colocando em pratica tudo aquilo que fazemos no nosso dia-a-dia nos treinos”, assegura. 

Publicidade

Fet, admite, no entanto que esta paragem acabou por afectar a sua equipa, por ter sido demasiado longa. “Foram dois anos sem competir. É complicado.  Mesmo assim, fiquei surpreso com o nível apresentado pelas equipas no campeonato. Tivemos grandes jogos, o que é muito bom. Foi algo que não estávamos à espera. Estou muito satisfeito com a minha equipa”, acrescentou, realçando que o Farense vai entrar para ganhar, nas duas categorias. 

Não foi possível chegar a fala com o treinador do Amarante, que não atendeu e nem retornou as nossas ligações. Mas hoje entram em campo as equipas ACM (1º ) x Farense (3 º ) feminino e Farense (2º ) X Real Sociedade (3º), no masculino. Ontem, no primeiro dia dos play off das meias finais, o Amarante venceu o Canal por 41-14 (feminino). Atlético Clube do Mindelo derrotou o Batuque por 39-23.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo