Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor

José Cabral estranha resolução a constar demissão do cargo do PCA da EMar: “Fui notificado sobre fim de comissão de serviço”

José Cabral estranha conteúdo da resolução do Conselho de Ministro publicada ontem no Boletim Oficial, que afirma que foi demitido do cargo de presidente do Conselho de Administração da Escola do Mar, juntamente com o administrador Ivan Bettencourt, entretanto nomeado para o substituir. Ao Mindelinsite, este esclarece que a nota que recebeu refere apenas “fim de comissão de serviço”.

Não posso ter sido demitido porque estava em comissão de serviço e ainda estou de férias. Estava aliás fora do país quando recebi um documento dando por finda a minha comissão de serviço”, clarifica quando confrontado por este diário digital. “Estava em comissão de serviço desde agosto do ano passado e na semana passada comunicaram-me o seu fim. Estava ausente nos Estados Unidos. Vou voltar agora para o meu quadro de origem. No fundo, fim de comissão de serviço ou demissão acaba por ser o mesmo”, admite José Cabral, sem se alongar em mais considerações.  

Publicidade

Certo é que a resolução nº 23/2022 diz taxativamente no seu artigo 1º “São demitidos José Joaquim Cabral e Ivan Funakoshi Barbosa Bettencourt, respectivamente, dos cargos de Presidente e Administrador Executivo do Conselho de Administração da Escola do Mar”. Na resolução seguinte, nº 24/2022, o CM nomeia Ivan Bettencourt para, em comissão de serviço, exercer o cargo de PCA da Escola do Mar. 

ESta demissão ocorre sete meses depois da posse do conselho de Administração da EMar, com José Cabral como presidente, Ivan Bettencourt e Liliane Pimenta como administradores executivos que aconteceu em agosto de 2021, numa cerimónia presidida por Ulisses Correia e Silva e que teve lugar no Centro Oceanográfico do Mindelo em que foram igualmente empossados, a primeira equipa reitoral da Universidade Técnica do Atlantico e do conselho directivo do Instituto do Mar.  

Publicidade

A EMar está sediada em São Vicente e tem um polo em Santiago. Tem como missão promover a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de competências para o exercício de actividades profissionais de excelência no domínio do mar, da economia marítima e afins. Integra o Campus do Mar, composto pela Universidade Técnica do Atlântico e o Instituto do Mar. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo