A Procuradoria da República da Praia revelou em comunicado que, os cinco indivíduos detidos a mando do Ministério Público, suspeitos de abuso sexual de criança e violência baseada no género, estão proibidos de sair do país, de contactar e aproximar das vítima. Devem ainda apresentar periodicamente às autoridades.
Segundo a nota enviada à imprensa, a detenção dos cinco indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 30 e os 46 anos de idade, ocorreu fora de flagrante delito. Em causa, diz o comunicado, estão factos suscetíveis de integrarem os crimes de abuso sexual de criança e violência baseada no género, previstos e punidos pela legislação penal cabo-verdiana.
As detenções foram efectuadas pela Policia Judiciaria e os cinco indivíduos foram submetidos à interrogatório em conformidade com o requerimento do Ministério Público. Na sequencia, foi-lhes aplicado as medidas de coação de interdição da saída do território nacional, proibição de contacto e aproximação com as vítimas, apresentação periódica às autoridades e afastamento da casa de morada de família.
Entretanto, os processos continuam em investigação em segredo de justiça.