A produção na construção civil em Cabo Verde diminui 8,9% no quarto trimestre de 2021 face ao período homologo do ano anterior, conforme informações avançadas pelo Instituto Nacional de Estatística. Esta queda foi influenciada pela redução nas vendas de materiais de electricidade, instalação e canalização sanitária, de entre outros.
De acordo com o INE, a venda de materiais de electricidade caiu 18,3%, de materiais de instalação e canalização sanitária 17%, de esquadria 16,5%, materiais de base 14% e outros 12,9%. De entre estes, o instituto afirma que o contributo dos materiais de base foi mais determinante na variação negativa global do indene de produção de construção civil em decorrência do seu peso na construção civil.
Quanto à variação trimestral, prossegue, no 4º trimestre do ano passado o índice de produção na construção civil diminuiu 6,9% em relação ao período anterior. “A diminuição do índice neste trimestre foi condicionada principalmente pela diminuição de materiais de instalação e canalização sanitária (-28,5%), materiais de eletricidade (-20,3%) e de materiais de base (-11,7%). Os materiais de base foram os que mais contribuíram na variação (negativa) global do IPCC”, detalha.