Pub.
Economia
Tendência

IMP entrega certificado de navegabilidade do navio Nôs Mar d’Canal: Porta aberta para início das viagens

Pub.

O Instituto Marítimo e Portuário entregou ontem à tarde o certificado de navegabilidade do navio Nôs Mar d’Canal à empresa Naviera Armas Cabo Verde, abrindo definitivamente as portas para as ligações do barco na linha marítima S. Vicente – Santo Antão. A entrega do documento aconteceu por volta das catorze horas e trinta minutos e, para o empresário Valdemiro “Vlú” Ferreira, essa decisão foi impulsionada pela notícia publicada pelo Mindelinsite dando conta que a empresa Naviera estava há mais de uma semana aguardando o aval do Serviço de Segurança do IMP para poder operar.

“Sem dúvida que essa notícia foi importante para acelerar a entrega do certificado. Digo isto porque esse documento estava redito sem sentido nenhum porque o certificado é de foro técnico. Se os inspectores aprovarem, não há nada que impede a emissão do certificado”, frisa o armador.

Publicidade

O próximo passo, segundo Vlú, será marcar a inauguração do renovado navio. A cerimónia deverá acontecer na quarta ou quinta-feira da próxima semana com a presença de autoridades governamentais – provavelmente dos ministros do Mar e das Finanças ou seus representantes –, das autoridades marítimas e portuárias e de várias pessoas que ajudaram na recuperação da empresa e remodelação do barco. A primeira viagem, conforme o empresário, deve acontecer no dia seguinte ao da inauguração.

“Fizemos um trabalho enorme, que envolveu muita gente. Demos a Cabo Verde um navio novo porque substituímos o que era preciso e modernizamos o navio. Tenho muitos anos de experiência neste sector e posso dizer que nunca Cabo Verde teve um barco como Nôs Mar d’Canal”, afirma Vlú, para quem a empresa tem agora as portas abertas para começar a ligar Porto Grande e Porto Novo.

Publicidade

O barco vai começar a operar com uma tripulação de 17 pessoas e mais 4 estagiários. Segundo Vlú, ao contrário daquilo que muita gente pensa, o projecto mereceu sempre o apoio e incentivo do Governo.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo