O Governo decidiu prorrogar a situação de contingência por mais 15 dias e suspender a habitual tolerância de ponto na terça-feira do Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas, anunciou a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares. Filomena Gonçalves falava à imprensa na Praia, na sequencia do Conselho de Ministros extraordinários realizado ontem.
Disse a governante que a medida entrará em vigor às 00h01m do dia 19 de Fevereiro e vigorará durante 15 dias. “As manifestações de Carnaval e de Cinzas não deverão ter lugar, como forma de garantir essa trajectória de diminuição dos casos da COVID-19 e almejamos chegar ao patamar recomendado da taxa de positividade e vencer esse desafio. O Governo acredita que com essas medidas e com o reforço e o incentivo a vacinação chegaremos lá”, afirma.
Filomena Gonçalves justificou esta decisão dizendo que foi tomada com base na análise efectuada pela Direcção Nacional de Saúde à evolução da situação epidemiológica em Cabo Verde provocada pela pandemia da COVID-19. “O Governo concluiu que justifica da manutenção de um conjunto de medidas de prevenção e de contenção, tendo em vista a salvaguarda da saúde pública e a prevenção da capacidade de resposta do sistema nacional de saúde”.
Admitiu, entretanto, que Cabo Verde regista uma melhoria contínua da situação pandémica, mas alega que a taxa de positividade ainda é superior ao recomendado, pelo que é preciso continuar a incentivar a vacinação e, principalmente, acelerar o processo da administração da dose de reforço.
Quanto à suspensão da tolerância de ponto nos dias do Carnaval e de Cinzas refere que estas duas datas têm uma dimensão festiva muito forte e promovem ajuntamento, potenciando os riscos de agravamento da propagação do vírus SARS-CoV.2.