Pub.
COVID-19

Covid-19: DNS admite descontrolo em Cabo Verde por causa da variante Ómicron

Pub.

Cabo Verde atingiu hoje um total de 4.800 casos activos, com a confirmação pelos laboratórios de 756 novas infecções em 1.989 amostras analisadas. Trata-se de um aumento exponencial de casos que o Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, acredita estar relacionada com a presença da variante Ómicron no país, apesar de ainda não se ter uma confirmação do Laboratório Pasteur de Dacar, no Senegal.

Jorge Noel Barreto faz uma breve retrospectiva para justificar esta sua afirmação, estabelecendo uma comparação entre a situação actual e a de há um ano em que havia 26 pessoas internadas nos hospitais. Porém, o número de casos activos era 222 contra 4.800 de agora. “Este poderá ser mais um indício de que muito provavelmente a variante Ómicron esteja a causar este descontrolo epidemiológico, embora não tenhamos ainda a confirmação laboratorial que falta para fechar esta hipótese mais do que provável”, afirma o Director Nacional da Saúde. 

Publicidade

Outro indício, reforça, é que, apesar do óbito ocorrido na semana passada e do aumento dos internados, o impacto não tem sido expressivo. Alerta, no entanto, que ainda é cedo para ter certezas, tendo em conta que o descontrolo é recente, nos últimos dez dias. “Outra informação que nos deixa um bocado apreensivo é que na semana passada tínhamos sete pessoas internadas e hoje já vamos em 25. Por isso que digo que ainda é muito cedo para estarmos a dizer que esta variante, apesar de mais transmissível, é menos virulenta, ou seja, causa menos casos graves”

Lembra o DNS que hoje foram confirmados 756 casos novos, dos quais 172 na Praia, 12 na Ribeira Grande de ST, 9 em S. Domingos, 43 em Santa Catarina , 4 em São Salvador, 7 no Tarrafal, 16 em São Miguel, 19 em Santa Cruz, 9 em São Lourenço, 6 e, São Filipe, 8 nos Mosteiros, 2 em Santa Catarina do Fogo. Ainda: 3 na Brava, 44 na Ribeira Grande de Santiago, 3 no Paul, 42 no Porto Novo, 164 em São Vicente, 67 no Sal, 6 ma Ribeira Brava de São Nicolau, 48 no Tarrafal de SN, 27 na Boa Vista e 45 no Maio. Ou seja, todos os concelhos tiveram casos novos. 

Publicidade

“Em termos de casos suspeitos, tivemos a notificação de um total de 164 nas últimas 24 horas, 64 em Santa Catarina de Santiago, 4 no Tarrafal, 25 em S. Miguel, 23 em Santa Cruz, 11 em Sa6o Lourenço e  37 no Sal”, pontua. Com esta actualização, o país passa a contabilizar 43.567 positivos acumulados, dos quais 38.389 recuperados. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo