Promotores da limpeza do “tanquim da Matiota” programaram para amanhã a partir do meio-dia um convívio nessa orla marítima com o ministro do Mar, o Capitão dos Portos de Barlavento, a Polícia Marítima, pais e crianças. O ambiente estará animado com tocatina e pode haver oferta de prendas para as crianças. Mas isso vai depender da iniciativa individual.
“Se as pessoas quiserem aproveitar a oportunidade para ofertar algo às crianças, podem, por exemplo, levar brinquedos simbólicos como pás, baldes, carros usados em obras e objectos ligados ao mar”, ilustra António Silva, que confirmou a atribuição da licença para continuarem a remoção de entulhos que cobrem a antiga piscina pública do trampolim da Matiota. Um passo fundamental alcançado ontem após encontro com o ministro Abraão Vicente, que acabou mais tarde por ir visitar o local. Em declaração à imprensa, o governante elogiou a iniciativa popular e assegurou que o aval foi dado desde que não sejam usadas máquinas pesadas nas zonas molhadas e que a terra não seja atirada para o mar.
Segundo Silva, o ministro do Mar disse desconhecer a existência de qualquer projecto para a zona, quando correm rumores que essa área está loteada para receber um empreendimento turístico. Porém, preocupados com o abandono do trampolim da Matiota, três indivíduos criados na localidade de Chã de Alecrim tomaram a iniciativa de elaborar um projecto para a recuperação da piscina e da área adjacente. O mesmo é do conhecimento do ex-ministro Paulo Veiga, que chegou a realizar uma reunião com esses promotores e um empresário português que pretende instalar um clube náutico junto ao campo de futsal da Cabnave.
Muito provavelmente, Abraão Vicente será colocado a par desse projecto amanhã durante o convívio. Aiás, António Silva defende a criação de uma comissão vocacionada para impulsionar a recuperação dessa zona marítima muito procurada pelos mindelenses devido as suas águas calmas e transparentes.