Pub.
Desporto

AASV introduz prova de 100 metros no programa da Corrida de S. Silvestre

Pub.

A tradicional Corrida de S. Silvestre será este ano enriquecida com uma prova de 100 metros a ser realizada em frente ao estádio municipal Adérito Sena no dia 29 de dezembro. Esta competição, segundo Arlindo Fonseca, acontece pela primeira vez e visa dar uma possibilidade aos atletas mindelenses de acompanharem a tendência de outras ilhas, nomeadamente Santiago e Sal. Nessas regiões desportivas, enfatiza, essa prova de velocidade já acontece e em boas condições.

“O treino para esta modalidade deve ser em pista apropriada, mas, como não temos nada disso, vamos improvisar e usar o percurso entre o Centro de Estágio e o estádio Adérito Sena”, informa o presidente da AASV. Segundo Fonseca, os velocistas estão satisfeitos com esta novidade, mas ainda não sabe quantos competidores vão participar.

Publicidade

O ponto forte do programa, assegura este entrevistado do Mindelinsite, continua a ser a tradicional Corrida de S. Silvestre, que acontece na cidade do Mindelo há 30 anos consecutivos no dia 31 de dezembro. Para este ano, a organização espera a inscrição de atletas de Santo Antão, S. Nicolau, Fogo e de dois competidores vindos de Portugal. A última prova contou com aproximadamente 80 corredores dos escalões juniores, seniores e veteranos, em masculino e feminino. Arlindo Fonseca espera aumentar uma maior moldura.

Este ano, entretanto, a AASV vai atribuir prémios para apenas os cinco primeiros classificados do escalão sénior e apenas dois para os veteranos, devido a dificuldades enfrentadas para angariar patrocinadores. Os veteranos serão, no entanto, subdivididos entre grupos de corredores na faixa etária 40-50 anos, 50 a 60 e entre 60 e 70 anos. Isto porque, segundo Fonseca, a AASV constactou que é injusto meter no mesmo saco um atleta de 40 anos de idade e outro na casa dos cinquenta. A mesma lógica, adianta, aplica-se em relação aos outros subgrupos.  

Publicidade

A inscrição dos corredores será na Farmácia do Leão, mediante apresentação de certificado de vacinas contra a Covid-19 e ainda Bilhete de Identidade para os concorrentes juniores e veteranos. Os atletas, acrescenta Arlindo Fonseca, deverão manter as máscaras colocadas no rosto enquanto aguardam o sinal da partida.

A corrida vai abranger uma prova dos 10 quilómetros (sénior masculino) e outra de cinco mil metros (júnior, feminino e veterano), com partida da praia da Lajinha e chegada na Rua de Lisboa ou Praça Nova. A meta vai depender do programa de actividades agendadas para a Rua de Lisboa pela CMSV.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo