A Ballmond Sports, uma escola de futebol fundada na Holanda por emigrantes cabo-verdianos, está a planificar a realização de uma clínica da modalidade na ilha de S. Vicente. Por enquanto, o projecto ainda está na fase de montagem, mas Wes Monteiro, membro da direção, garantiu ao Mindelinsite que o interesse da escola é bastante forte.
“Ainda não iniciamos contactos com as autoridades e instituições ligadas ao futebol em Cabo Verde, mas estamos a apontar a data da realização da clínica para o mês de maio ou junho, em S. Vicente”, informa.
Este evento visa acelerar a dinâmica da Ballmond Sports e expandir a intervenção da escola para Cabo Verde, devido a relação umbilical que os fundadores têm com o país, neste caso Guy Ramos e Jerson Ribeiro – ambos ex-jogadores profissionais – e Wes Monteiro, ex-tecladista da banda de Nelson Freitas e organizador de eventos.
A instituição, que trabalha com crianças dos 5 aos 18 anos de idade, deu o pontapé de saída com um torneio internacional na Holanda, com a participação das equipas infantis do SL Benfica, Feyenoord, PSV Eindhoven, KRC Genk, Sparta e a equipa da Ballmond Sports. O troféu foi conquistado pelo Benfica, que derrotou o PSV Eindhoven por 2 a 1 na final.
Este foi até agora o maior evento organizado pela escola, que começou a funcionar em março deste ano. A direção pretende passar a realizar esse torneio todos os anos no período do inverno, dentro de um pavilhão fechado, devido ao sucesso. Além disso, está nos seus planos um torneio em campo aberto por altura do verão.
Além de clínicas, a Ballmond Sports dá treinos para jogadores interessados até os 18 anos de idade. Para o feito conta com a experiência dos ex-profissionais do futebol Guy Ramos e Jerson Ribeiro, que se formaram como técnicos.