Em cinco dias, de 14 a 18, uma equipa médica da Bélgica, com apoio dos profissionais do Hospital Baptista de Sousa e alunos do curso de Ortóptica da UniMindelo efectuou 96 cirurgias de facoemulsificação (catarata) em São Vicente. Foi uma longa jornada de trabalho que, de acordo com a directora deste hospital, Ana Margarita Brito, permitiu praticamente zerar a lista de espera, sobretudo de doentes com problemas nos dois olhos.
Foi a primeira missão pós-pandemia na área da oftalmologia no Hospital Baptista de Sousa, segunda informações avançadas por Ana Brito, que destaca, entretanto, a vinda de uma outra equipa, ao abrigo de um protocolo entre o hospital e a Associação Help da Bélgica em que se realizou cirurgias de ortopedia. Desta feita foi exclusivamente a nível da oftalmologia. “Esta missão iniciou no dia 14, um domingo, e terminou no dia 18. Foram operados cerca de duas dezenas de doentes por dia. Montamos um centro cirúrgico na unidade de endoscopia por ser um espaço novo e também para evitar que fossem suspensas as cirurgias de rotina no bloco”, informou esta entrevistada Mindelnsite.
As cirurgias foram de facoemulsificação, que é uma técnica moderada para a retirada de cataratas. Foram priorizados os doentes com maior gravidade, ou seja, que estavam praticamente cegos. “A nossa lista de espera de doentes com cataratas nos dois olhos foi praticamente zerada. Ficaram apenas os com problemas em apenas um dos olhos. Por isso, o balanço que fazemos é extremamente positivo, tanto a nível das cirurgias como da organização.”
A anteceder as cirurgias, todos os pacientes passaram por uma triagem para despistes de infecções respiratórias e testes antigénios aos vacinados e que não apresentavam quaisquer sintomas. Felizmente, todos os estavam imunizados, graças a grande adesão tanto em S. Antão como em São Vicente. De resto foram observadas as medidas de prevenção contra a Covid-19, nomeadamente uso de máscaras e distanciamento social.
As cirurgias foram realizadas por uma equipa de cirurgiões oftálmicos Belgas, em conjunto com os profissionais de oftalmologia local. Para além das cirurgias concretizadas, o hospital recebeu ainda como doação alguns equipamentos cirúrgicos oftalmológicos. A próxima missão oftalmológica deverá acontecer em abril do próximo ano.