Filomena Martins é a nova administradora da Universidade Lusófona de Cabo Verde
Filomena Martins, ex-ministra da Educação do Governo do PAICV, é a nova administradora da Universidade Lusófona de Cabo Verde. O convite partiu da administração de Lisboa, no quadro da nova dinâmica que se pretende imprimir e também da estratégia de internacionalização desta instituição de ensino superior.
Segundo informações avançadas pelo Reitor Carlos Alberto Delgado ao Mindelinsite, Filomena Martins já está a trabalhar na ULCV. “A nova administradora começou a trabalhar esta segunda-feira. Foi convidada no âmbito da dinâmica global que se quer imprimir na universidade, tanto em São Vicente como na Praia. E ela aceitou imediatamente os desafios que lhe foram colocados”, afirmou.
Carlos Alberto Delgado acredita que a nova administradora vai acrescentar uma maior dinâmica e ideias novas. “Filomena Martins pretende estabelecer um contacto mais estreito com a comunidade académica, nomeadamente professores e alunos. E isso é importante para os novos tempos e para a Universidade Lusófona.”
A nova administradora vai basear-se em São Vicente, sendo certo que se está também a estruturar a unidade orgânica da Praia, acrescenta o Reitor, que realça que a universidade está a preparar-se para o ano lectivo 2022/23, com a retoma de vários cursos. “No próximo ano lectivo iremos abrir com dez cursos, dos quais cinco em São Vicente e cinco na Praia. São cursos ajustados com aquilo que são perspectivas de desenvolvimento de Cabo Verde” assegura Carlos Alberto Delgado.
Uma das novidades para o próximo ano lectivo é a abertura do cursos ligados à gestão da saúde e um mestrado em Gestão de Recursos Humanos. A estes dois juntam-se ainda os cursos de Contabilidade, Administração e Auditoria, Direito e Ciências da Comunicação.
De recordar que na segunda-feira, 15, a ULCV assinou um acordo de cooperação académica com a Universidade de São José de Macau, no âmbito do seu projecto de internacionalização. Este prevê a realização de intercâmbios académicos envolvendo professores e alunos das duas instituições e partilha e experiencia cientificas.
A ULCV tem ainda em preparação geminações com universidades Nacional de Timor-Leste, Guiné Equatorial, a par de alguns projectos para Angola. “Estamos a expandir e a vinda de Filomena Martins para a nossa instituição é uma das apostas dentro desta perspectiva, para o reforço da internacionalização e da comunicação que queremos cada vez mais forte. Ela estará na front-office como uma melhores instituições de ensino superior que a ULCV foi outrora”, concluiu.
Filomena Martins, refira-se, é licenciada em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi deputada nacional pelo circulo de S. Vicente entre 2001/2004 e 2008/16. Chamada para o Governo por José Maria Neves, foi ministra da Educação e Valorização dos Recursos Humanos de março de 2004 a junho de 2008.