O miradouro de Cruz João Évora recebe desde as 9 horas deste sábado a feirinha de plantas e vasos, a segunda do género organizada por Eva Gomes, intitulada “Pa bô planta, tude é vaso”. Mais de cem recipientes, muitos feitos com produtos reciclados, estão disponíveis para venda já com as respectivas plantinhas.
“A primeira feira foi realizada em abril, no âmbito da comemoração do dia da mãe, para promover o trabalho do artesão Klinsman, que faz vasos de cimento. Desta vez trouxe mais vasos de barro, em parceria com a iniciativa Terracota”, explica Eva Gomes, que adicionou também cerca de 30 vasos produzidos com copos de iogurte, latas e pacotes de leite, entre outros materiais descartáveis, com o intuito de também ajudar na proteção ambiental. A organizadora explica que tem visto tanta coisa atirada ao lixo que decidiu aproveita-las e mostrar como esses objectos podem ser reutilizados.
Para o efeito deitou mão à obra, aplicando horas do seu tempo livre. Aquilo que ontem era lixo, hoje tem um outro rosto e serve de recipiente para uma planta decorativa, como fetos, a zamiolculca, cacos… As plantas foram criadas principalmente pelo marido de Eva Gomes, que criou áreas de plantação no quintal e no terraço da sua casa.
A feira deve decorrer hoje e amanhã, dependendo da procura.