Pub.
Pub.
Atualidade

Governo aprova resolução de reforço de lay-off para proteger postos de trabalho

O Governo vai alargar o prazo de vigência de regime simplificado de suspensão do contrato de trabalho estabelecido por lei, no âmbito das alterações ao Regime Simplificado de Suspensão dos Contratos de Trabalho. O objectivo, afirmou o porta-voz do Conselho de Ministros, Abraão Vicente, é proteger os postos de trabalho.

Em conferência de imprensa, Abraão Vicente explicou que a vai proteger os postos de trabalhos, tendo em conta os impactos da pandemia da COVID19. “A presente Lei aplica-se às empresas de capitais maioritárias ou exclusivamente públicas, com expressa autorização da tutela governamental e as entidades empregadoras de natureza privada, e aos seus trabalhadores, do sector das indústrias e serviços exportadores, do turismo e atividades conexas, designadamente o ramo de hotelaria e hospedagem, visando a manutenção dos postos de trabalho e a mitigação de situações de crise empresarial”, afirmou.

Publicidade

Dentro desta alteração, explicou, o empregador pode solicitar a prestação de trabalho ao trabalhador abrangido pelo presente regime de suspensão de trabalho até ao limite máximo de 70% da sua carga horária de trabalho mensal ou proporcional ao tipo de contrato. Ficam ainda impedidos de, durante a aplicação do presente regime, e nos 120 dias seguintes, promover o despedimento colectivo ou extinção do posto de trabalho, bem assim de arguir a capacidade de contratos de trabalhadores que sejam colocados em situação de suspensão de contrato de trabalho ao abrigo da presente lei.

Foram aprovados também a resolução que aprova as medidas de atenuação dos resultados do ano agrícola de 2021/2022 e o seu respetivo orçamento, bem como, o acordo de empréstimo celebrado entre a República de Cabo Verde e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), relativamente ao Projeto de Ordenamento e de valorização de 3 Bacias Hidrográficas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista.

Publicidade

Na resolução que aprova as medidas de atenuação dos resultados do ano agrícola, foi alocado um orçamento de 170 milhões de escudos. “Do programa constam duas grandes medidas: a pecuária para a manutenção e capacidade produtiva e empregos públicos para a construção de infraestruturas públicas duradouras de interesse coletivo”.

Relativamente às construções das Bacias Hidrográficas, o principal objetivo é contribuir para o cumprimento da primeira meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a redução da pobreza e a eliminação da fome, a garantia da segurança alimentar, a melhoria dos alimentos e o fortalecimento da agricultura sustentável.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo