Cabo Verde vai vacinar adolescentes dos 12 a 17 anos a partir do próximo mês de novembro. Esta informação foi avançada pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, no acto de recepção das 100 mil doses de vacinas Moderna, oferecidas pelo Estados Unidos das Américas no âmbito do Mecanismo COVAX.
“Pensamos que até novembro teremos as condições reunidas para avançarmos com a vacinação nesta faixa etária. Consideramos que provavelmente até finais de outubro teremos pelo menos 85% da população elegível com a primeira dose e 50% com a segunda dose”, afirmou, confirmando a intensão do Governo de vacinar os adolescentes contra o vírus, sobretudo porque estão na idade escolar e precisam estar protegidos.
Publicidade
Para acelerar a vacinação dessa faixa etária, chegam ao país ainda este mês de outubro mais 200 mil doses da Pfizer, sendo que parte desses fármacos destinam-se aos adolescentes de 12 a 17 anos.
“Esta faixa tem cerca de 54 mil jovens e estamos preparados para fazer essa vacinação. Estamos à espera de 200 mil doses, e são cerca de 110 mil doses a ser aplicadas entre a primeira e segunda dose”, acrescentou o MS.
De referir que a chegada desta importante doação ao aeroporto Nelson Mandela na Praia, a bordo de um voo da TAP, foi testemunhada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares e o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em representação do Governo de Cabo Verde.