Fim do contrato de gestão de Rosana Almeida como presidente do ICIEG publicado no BO
Está desfeito o tabu. Depois de dias de rumores e notícias sem confirmação de nenhuma das partes, nem do Governo e nem de Rosana Almeida que se fechou em copas, o fim da comissão de serviço da Presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), acaba de ser publicado no Boletim Oficial.
O curto despacho, assinado pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, diz apenas que “é dada por finda o contrato de gestão de Rosana Almeida, no cargo de Presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género, nos termos da alínea d) do nº 2 do artigo 31, do Decreto-lei nº 59/2014 de 4 de novembro, com efeito a partir de 7 de novembro de 2021”.
Sem um motivo claro, numa altura de maior intensificação das acções do ICIEG no terreno a especulação é inevitável, sobretudo por a cessação de funções acontecer poucos dias após Rosana Almeida manifestar o seu descontentamento em relação a um vídeo com sua imagem pela candidatura presidencial de Carlos Veiga, apoiado pelo MpD e pelo Governo.
O vídeo, divulgado na página “O Lembrador”, contém excerto de uma notícia do Telejornal de TCV, onde a então jornalista e pivô Rosana Almeida anuncia a informação, reforçada mais tarde pelo próprio José Maria Neves a defender que o Presidente deveria estar do mesmo lado que o Governo.
Rosana não gostou e reagiu solicitando o posicionamento das entidades responsáveis, no caso da Autoridade Reguladora da Comunicação Social (ARC) e do Instituto da Protecção de Dados. “Estou estupefacta com a utilização da minha imagem neste post com tons eleitoralistas. Não autorizei e nem autorizo por considerar abusiva o recurso à minha imagem tirada do telejornal da Televisão de Cabo Verde seja para que candidatura for. Espero posicionamento da #ARC e do Instituto de Proteção de Dados #IPD”, escreveu.
Criado em janeiro de 1994, como Instituto da Condição Feminina, mudou a designação para Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) a 10 de julho de 2006. Tem por objectivo a integração e articulação das medidas do Governo relativas à problemática da igualdade de género e do reforço da capacidade das mulheres, coordenando as políticas públicas e contribuindo para a definição de estratégias governamentais.
Rosana Almeida, jornalista, assumiu a presidência do ICIEG em 2016, logo após o Movimento para Democracia vencer as eleições legislativas de 2016 e formou o Governo.