Pub.
Economia
Tendência

Ministério do Mar suspende actividades do bar da Piscina Oceânica da Lajinha e convoca imprensa para mais detalhes

Pub.

O ministério do Mar decidiu suspender temporariamente as actividades do Bar da Piscina Oceânica da Lajinha devido a “irregularidades” detectadas na exploração comercial dessa estrutura. O assunto será esmiuçado esta tarde numa conferência de imprensa convocada pelo referido ministério, com a presença de um representante desse bar, espaço que deve funcionar como apoio a essa piscina construída para o ensino da natação.

Esta medida surge na sequência de críticas de alguns cidadãos mindelenses, que se manifestaram indignados nas redes sociais com a ocupação de quase todo o miradouro pelo bar, a venda de bebidas alcoólicas e a colocação de mesas e cadeiras promocionais de uma marca de cerveja.

Publicidade

António Silva foi dos primeiros a denunciar essa situação com a divulgação de um vídeo e fotografias na sua página no Facebook no dia 5 de setembro, um post a apelar à devolução do miradouro aos munícipes. “Como é que um local destinado ao bem-estar físico (ginástica, pesca e até dança), social e espiritual (leitura, de reencontros e novas amizades) é transformado num BAR em que até se faz publicidade de bebidas alcóolicas e fumo do perigoso shisha e música barulhenta, num local que foi destinado à contemplação?”, questiona esse ex-responsável da Adeco – Associação para a Defesa dos Consumidores.

Silva vai mais além e pergunta como é que o Governo de Cabo Verde chama a esse bar “hipocritamente” de estrutura de suporte à piscina oceânica e garante que não serão vendidas bebidas alcoólicas. Perante as evidências, António Silva conclui que as declarações das autoridades são falsas e alerta que isso é crime. Inconformado com a situação, pertgunta ainda do que é feito da campanha da Presidência da República de combate ao consumo e venda de bebidas alcoólicas e ainda da lei sobre publicidade desse género de produtos.

Publicidade

Sem muitas palavras, mas com uma caricatura bastante ilustrativa – que mostra uma pessoa saltando de um balde de cerveja para a piscina “etílica” – o artista Joray cutuca os mindelenses: “O povo só reclama quando quer! Alguém transforma o lugar mais agradável, mais fresco, o playground das crianças, o espaço de bate-papo dos mais velhos em ‘botequim’ e as bocas se calam! Ah nha povo!”

Os motivos da suspensão provisória das actividades desse bar serão apresentados esta tarde pelo ministro Paulo Veiga, numa conferência de imprensa. Refira-se, no entanto, que os mindelenses querem saber quando a piscina começa a funcionar, em que moldes e qual a relação entre o bar e essa estrutura flutuante.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo