Uma operação Especial de Prevenção Criminal da Polícia Nacional, acompanhado de um Magistrado Judicial realizada ontem em vários bairros da cidade da Praia, levou à detenção de 13 pessoas e apreensão de armas de fogo e droga, de acordo com um comunicado emitido pela PN.
Tratou-se da segunda operação em apenas uma semana da Polícia Nacional, que cumpriam mandados de buscas domiciliárias emitidos pelo Tribunal da Comarca da Praia. Os agentes percorreram os bairros de Achada Grande Trás, Marrocos, Vila Nova e Fundo Cobom. Segundo o comunicado da PN, a operação decorreu durante cerca de quatro horas e contou com a participação de duas centenas de efetivos, das diversas forças da PN – Comandos Regional de Santiago Sul e Maio e de Santiago Norte, Corpo de Intervenção, Guarda Fiscal e Polícia Marítima – e de 40 viaturas.
“Foram conduzidas à Esquadra 13 indivíduos, dos quais 7 foram detidos em flagrante delito, por posse de armas de fogo, estupefacientes e armas brancas. Foram ainda apreendidos vários objetos, quais sejam 4 armas de fogo de fabrico artesanal, designado “boca bedju”; televisor; bicicleta; motor elétrico; serra tico-tico; bataria e chaves para viaturas; computadores; telemóveis; munição para AKM; facas, maxins e catanas; colunas; tacos de basebol; boné e bastão; embrulhos contendo ervas e pó branco, supostamente estupefacientes; carta de condução; cartão multibanco, entre outros”, detalha a nota.
Dos detidos, sete foram apresentados ao poder judicial e decretados, como medida de coação, prisão preventiva. De acordo com a PN, durante a operação foram também fiscalizadas 158 viaturas, sendo que 13 foram apreendidas por falta de documentação legal. Foram aplicados 160 mil escudos de coimas.