O Director Nacional da Saúde confirmou hoje à tarde o agravamento do quadro epidemiológico em Cabo Verde devido ao aumento dos casos de Covid-19 e aconselhou as pessoas a continuarem prudentes e a procurarem os postos de vacinação. Barreto usou dados estatísticos para demonstrar a tendência crescente do gráfico de contaminação desde que foi levantada a situação de calamidade, que passou a ser substituída pela a de contingência.
Segundo Jorge Barreto, de 26 de julho a 8 de agosto, os laboratórios de virologia analisaram 15.599 amostras e apuraram uma média diária de 34 casos novos, número esse que aumentou de 9 a 22 de agosto, período em que examinaram 19.093 amostras que resultaram numa média de 50 casos diários.
“Podemos verificar que houve um aumento de 200 casos entre os dois períodos, algo que todas as pessoas vêm reparando e que vimos chamando atenção”, evidencia Barreto, numa clara referência ao comportamento social na maior parte dos concelhos do país, com pessoas passeando e convivendo em eventos e nas praias de mar sem o uso de máscaras. O DNS reforça que as amostras não sofreram uma diminuição, pelo que pode dizer com segurança que os casos estão de novo a aumentar. Reforça ainda que a taxa de incidência acumulada, a nível nacional, é de 124 por 100 mil habitantes, quando nos 14 dias anteriores era de 86 por 100 mil habitantes.
Mesmo assim, Jorge Barreto é de opinião que ainda os dados não justificam o retorno à situação de calamidade. Porém, adverte que as pessoas devem ter consciência dessa possibilidade, se o quadro epidemiológico piorar.
Até porque, prossegue, a vacinação vai a bom ritmo, mas, alerta, é preciso acelerar o ritmo para que a população fique melhor protegida. O DNS revela que até hoje, dia 23, já foram aplicadas 285.539 doses da vacina AstraZeneca de um total de 409.050 disponibilizadas a Cabo Verde. As doses usadas correspondem a 69.8% das recebidas e realça que taxa cobertura da primeira dose é bastante satisfaória, tendo ultrapassado os 90 por cento nalguns concelhos.
O boletim indica que foram apurados nas últimas 24 horas mais 35 infeções em Cabo Verde após análise de 931 amostras, houve mais um óbito e 34 pacientes recuperados. Há neste momento 606 casos activos, 322 dos quais no concelho da Praia.