As pessoas que vivem dos produtos que recolhem na lixeira municipal de S. Vicente vão ser alvo de uma surpresa este sábado. Por iniciativa de Lisi Ramos, familiares e amigos desta emigrante resolveram preparar uma feijoada com arroz e ir passar a tarde com os chamados “catadores de lixo”. O objectivo, segundo Lisi, é dar um pouco de amor e alegria a essas famílias, que, diz, enfrentam muitas dificuldades na vida.
“Tive esta ideia depois de ver uma reportagem sobre o pessoal que vive à volta da lixeira. Uma situação muito triste”, comenta esta emigrante residente na França.
Deste modo, Lisi Ramos, 37 anos, decidiu aproveitar a sua vinda de férias para fazer algo que pudesse mudar a vida dessas pessoas, nem que fosse por um instante. Abordou a ideia com a filha de 13 anos, que lhe deu logo todo o apoio. Por arrastamento, os pais e outros membros da família prontificaram-se a colaborar. Houve quem tenha dado dinheiro para comprarem alguns utensílios destinados às pessoas que encontrarem na lixeira. Além disso, amigos de Lisi Ramos, da área denominada “deboxe de pé d’mote”, resolveram também integrar essa iniciativa.
Se tudo decorrer como planeado, Lisi e amigos devem chegar à lixeira por volta das 11 horas, levando comida, música e alegria aos amigos que encontrarem por essas bandas. Aquilo que ela pretende é proporcionar um momento de convívio e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Lisi Ramos costuma trazer brinquedos para crianças quando vem de férias a S. Vicente por altura do Natal. Agora tenciona criar um projecto social direcionado para as famílias que dependem da lixeira municipal de S. Vicente.