Artesãos de Cabo Verde recebem formação em literacia digital
Um total de 40 artesãos nacionais foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), através do Accelerator Lab Cabo Verde e o Centro Nacional de Artesanato e Design para uma formação, no quadro do projecto Artcraft – Digital Literacy. Em São Vicente, a formação começa amanhã, terça-feira, e vai decorrer na Biblioteca Municipal.
A formação, segundo uma nota enviada ao Mindelinsite, é fruto de um acordo de parceria assinado entre o PNUD, o Accelerator Lab e o CNAD, este tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. Visa a implementação “Artcraft-Digital Literacy”, projeto de formação em ferramentas digitais e redes sociais que tem como objetivo elevar a literacia digital dos artesãos e criar lojas online de venda de produtos artesanais.
Neste sentido, foram selecionados 40 beneficiários com base em critérios definidos pelo PNUD, sendo um deles a inscrição para Reconhecimento Profissional do Artesão, na plataforma digital do SIArt – Sistema Integrado do Artesanato. “As actividades serão realizadas em S. Vicente e Santiago”, refere, realçando que, por contra da situação de contingência, os artesãos foram divididos em grupos tanto para a formação no Mindelo como na Praia.
Assim, o primeiro grupo em São Vicente inicia as actividades amanhã, 17, e vai até o dia 20 de agosto e, o segundo, de 24 a 27. Em Santiago, as formações vão acontecer no Palácio da Cultura Ildo Lobo, nos dias 7 a 10 de setembro para o primeiro grupo e de 14 a 17 do mesmo mês para o segundo. A organização alerta ainda para o uso obrigatório de máscaras.