Pub.
Desporto

Criado em SV Escola de Atletismo Dimaz para formar novos campeões

Pub.

Foi hoje criado oficialmente em São Vicente a Escola de Atletismo Dimaz (AED), que vai receber nesta fase 50 crianças e jovens amantes do atletismo. A iniciativa é do atleta internacional Ary Dimas, que reside actualmente em Luxemburgo, e o acto foi testemunhada por representantes de entidades e instituições, nomeadamente Instituto do Desporto e da Juventude, Associação Regional de Atletismo, Câmara de São Vicente, Bombeiros, de entre outros.

Em declarações à imprensa, Ary Dimas deixou claro que a escola vai estar aberta aos amantes do desporto, mas também vai envolver os pais e encarregados de educação. “Queremos acolher todas as crianças, amantes e simpatizantes do desporto. A nossa escola é de cariz social, educativa e cultural. Vamos receber crianças a partir dos seis anos, que é a idade ideal porque, nesta altura, já têm alguma responsabilidade, até seniores”.

Publicidade

Outra aposta da escola vai ser na vertente paralímpico. Ary Dimas admite que este é mais complexo, mas está disposto a trabalhar nisso porque São Vicente e Cabo Verde precisam. “Não podemos fazer exclusão. Temos de abraçar a todos os atletas e é isso que vamos fazer aqui no EAD – Escola de Atletismo Dimaz”, especifica, realçando que o objectivo é criar campeões, mas não apenas para correr. “Queremos criar e educar campeões. Vamos trabalhar também na área cultural, junto com instituições públicas e privadas.”

O atleta mostra-se também satisfeito com ode interesse demostrado por atletas de outras ilhas, que também querem representar a escola e, por inerência, Cabo Verde. “Queremos formar atletas residentes, mas também com uma ideia bem vincada para serem internacionais. Já estamos a trabalhar para isso. Neste momento temos o atleta Artur Fortes, que está a ser trabalhado para daqui a dois anos estar no campeonato do mundo. Antes disso, dentro de seis meses, irá viajar para o Quénia em estágio”, anuncia.

Publicidade

Antes do arranque dos trabalhos, a atleta luso cabo-verdiana Sandra Teixeira, representante do Sporting de Portugal, vai ministrar uma formação para oito monitores, que posteriormente vão trabalhar com os alunos da EAD. “Já na próxima semana teremos três atletas a representar S. Vicente em uma formação internacional na cidade da Praia. É mais uma mais-valia”, refere Ary, que sonha colocar SV no pódio do atletismo nacional e internacional.

Os treinos da AED ocorrem no Estádio Adérito Sena, apesar deste não ter uma pista. O piso é duro, de alcatrão, Ary Dimas afirma que pelo menos é um espaço fechado onde podem trabalhar em segurança. Este termina dizendo que é possível trabalhar em qualquer espaço, desde que não haja carros ou outras intervenções para perturbar os treinos.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo