Foram confirmados mais 15 casos de contágios pelo vírus Sars-Cov2 em 749 amostras analisadas pelos laboratórios de virologia esta segunda-feira, revelou o Director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto na conferência de imprensa semanal. Destes, apenas um foi notificado em São Vicente.
Os restantes positivos distribuem-se da seguinte forma: 3 na Praia, 1 em São Domingos, 3 em Santa Catarina, 1 em São Miguel, 1 na Ribeira Grande de Santo Antão, 3 no Porto Novo e 1 no Maio. Com isso, a taxa de positividade global no país baixou para 2%. “Temos sete suspeitos, dos quais 2 em Santa Catarina de Santiago, 2 no Tarrafal e 3 em São Miguel”, enumera.
Nesta altura há 465 pessoas em regime de isolamento, número que representa 1,4% do total de casos confirmados no país em quase um ano e meio. Hoje 69 doentes foram considerados recuperados pelas autoridades sanitárias: 26 na Praia, 5 em S. Catarina, 1 no Tarrafal, 2 em S. Cruz, 2 em São Lourenço, 9 em S. Catarina do Fogo, 13 na Brava, 4 na Ribeira Grande de Santo Antão, 1 no Paul, 2 no Porto Novo, 1 no Sal, 2 na Boa Vista e 1 no Maio
Eleva-se para 32.802 o número de doentes que já tiveram alta para um total acumulado de 33.592 casos confirmados. Destes 73% não tiveram sintomas ou foram muitos levas e 27% com sintomas mais marcantes. “Este final de semana tivemos mais um óbito na Praia, uma pessoa idosa que faleceu por outros motivos. Isto é, a Covid-19 não foi a causa da morte. De qualquer forma, lamentamos esta perda e aproveitamos para apresentar as nossas condolências à família”.
Até o momento, Cabo Verde conta com 298 óbitos por Covid-19, representando uma taxa de letalidade de 0,88%.