Pub.
Social
Tendência

OMCV recebe doação de emigrante que vendeu parte das roupas para custear transporte

Pub.


A Organização das Mulheres de Cabo Verde no Mindelo recebeu três tambores de Luxemburgo de uma emigrante que abriu mão de parte das suas roupas, vendendo seus vestidos online, para ajudar a custear o envio e levantamento das ofertas. De acordo com a delegada da OMCV,  Fátima Balbina, a emigrante Nathy Gomes, apesar de ter estado limitada em Luxemburgo devido a pandemia, conseguiu reunir os produtos que irão ajudar nos projetos sociais da instituição.

Nathy  Gomes acredita que a contribuição, resultado de uma campanha de solidariedade que fez naquele país onde vive, foi pouca em comparação com o que costuma enviar. “Fiquei a saber que a Agência Cabolux iria enviar um contentor para Cabo Verde e, como já tinha aqui muita coisa, fui entregar os donativos numa associação de veteranos no norte. Fiz uma hora de caminho e veio também um senhor da Holanda buscar os tambores”, afirmou a emigrante.

Publicidade

Desta vez, pelas circunstâncias atuais, não foi possível realizar a campanha no café do irmão em Luxemburgo, onde conseguiam de forma mais célere arrecadar grande número de apoios para a OMCV e outras instituições em Cabo Verde que costuma apoiar. Da lista do que a OMCV recebeu encontram-se roupas e sapatos, especialmente de crianças, materiais de limpeza e de higiene pessoal, máscaras, fraldas, utensílios escolares que irão auxiliar no arranque do próximo ano letivo e o jardim social da Bela Vista, entre outros objetos.

Nem todos os produtos serão doados de forma direta, uma vez que a delegação desta organização na ilha do Monte Cara desenvolveu técnicas para ultrapassar constrangimentos no oferecimento de roupas. “Colocamos um valor simbólico nas peças porque antes oferecíamos as roupas e havia alguma resistência das pessoas em aceitar. O valor das vendas será revertido para ajudar na construção das casas-de-banho, com pagamento de mão-de-obra e usadas na aquisição de bolsas térmicas para  serem distribuídas a vendedoras de iogurte e gelados “, frisa Fátima Balbina.

Publicidade

As feiras de ocasião são feitas todas as sextas-feiras à porta da OMCV na pracinha Dr. Regala. 

Sidneia Newton

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo